VIª Conferência Municipal da Saúde reúne grande público

Foi realizada na sexta-feira (03), a VIª Conferência Municipal da Saúde em Saudades.  O evento aconteceu no Clube XV de Novembro, tendo início às 13 horas.

Estiveram presentes, além da equipe da Secretaria da Saúde, o prefeito Daniel Kothe, o Secretário da pasta José Ricardo Ternus, a presidente da Câmara de Vereadores Marilise Warmling, a Diretora da Saúde Solani Kappaun, o presidente do Conselho Municipal da Saúde Danton Schlottfeldt, o presidente do Hospital Celito Werlang, os vereadores Everson Jandrei Weber, Osmundo Schuh e Alécio Jahnke, além de um grande público participante composto por munícipes saudadenses.

A palestra da tarde foi conduzida por Nédio Conci, conferencista e Secretário da Saúde de Xanxerê, que falou sobre a importância e funcionamento do Sistema Único de Saúde no país. Após a palestra, os participantes foram divididos em quatro grupos, onde discutiram eixos e encaminhamentos a serem levados às conferências estadual e nacional.

Para a presidente do legislativo, Marilise Warmling, este é um momento importante para a área da saúde. “Temos o desafio diário de trazer cada vez mais saúde à comunidade. Então, em nome da câmara de vereadores, queremos deixar nosso apoio e avalizar o executivo nas ações que visam à melhoria da qualidade de vida à comunidade”, disse.

O Secretário da Saúde, José Ricardo Ternus, se disse feliz pela grande presença da população. “É desta forma que vamos construir o Sistema Único de Saúde no país. Acreditamos que este é um espaço importante que o poder público abre para a população poder sugerir e ajudar e, claro, procurar soluções para que o sistema de saúde se fortaleça e seja cada vez melhor no atendimento às pessoas”, resumiu.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, é importante que haja o debate sobre as responsabilidades da união, dos estados e dos municípios, para que o SUS funcione cada vez melhor. “Aqui em Saudades, temos implantada uma política de conferência permanente, que é este diálogo que nós fizemos todas as terças-feiras à tarde com uma determinada comunidade, justamente buscando a comunidade para esclarecer como funciona o sistema e da mesma forma ouvindo sugestões dos munícipes”, aduziu.

O palestrante Nédio Conci, por sua vez, disse dos grandes avanços do SUS nos últimos anos. “O Sistema Único de Saúde só consegue melhorar se os usuários, junto com o poder público, discutirem o que se quer para o futuro. E Saudades deu uma demonstração de grande apego para esse projeto de saúde pública para o Brasil, pela grande participação dos munícipes na conferência”, concluiu Conci.