Governador de Santa Catarina esteve em Saudades

No último sábado (18), o Governador do Estado de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, esteve visitando o município de Saudades, para verificar a situação após a enchente da última terça-feira. O município foi um dos mais afetados pelas inundações.

Estiveram também no encontro, o prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes, presidente do legislativo Marilise Warmling e demais vereadores, Deputados Estaduais Dirceu Dresch e Marcos Vieira, além de secretários, empresários e demais lideranças saudadenses e munícipes.

Já durante a semana, o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, junto com o Deputado Federal Celso Maldaner, estiveram em visita ao município, trazendo o apoio do Governo Federal; a Deputada Estadual Luciane Carminatti e o suplente Altair Silva também vieram a Saudades, trazendo seu apoio para com os afetados pelas inundações.

Durante o encontro, que contou ainda com a presença do Secretário da Defesa Civil de Santa Catarina, Milton Hobus, foi realizada a assinatura de um documento que reconhece a situação de calamidade pública no município.

O Governador Raimundo Colombo mostrou-se solidário e sensibilizado com a situação que a comunidade local está passando. “Saudades tem um povo organizado, solidário, capaz de superar tudo e é exatamente essa força que a gente quer reconhecer e valorizar. É uma cidade de um povo bom, honrado, trabalhador e que na união encontrou uma força que é um exemplo para todos nós” disse.

Colombo disse também que o Estado já tem agido em situações de calamidade, em outros municípios, com resultados positivos. “Vamos buscar a liberação de recursos para o setor produtivo, através do Badesc, para que ninguém perca o emprego e para reestabelecer a normalidade”, completou.

Para o prefeito Daniel Kothe, é importante que todo o plano de trabalho seja concluído, para que o município acesse os recursos emergenciais. “Os prejuízos giram em torno de R$ 50 milhões, somando os danos à estrutura pública, privada e nas residências. Por isso, é importante que continuemos a trabalhar neste ritmo, para podermos avançar e reconstruir o que foi danificado com a maior brevidade possível”, aduziu.

O chefe do executivo saudadense pediu para que o Govenador auxilie com recursos para a reconstrução das estruturas públicas que foram destruídas, como escolas, Módulo Esportivo e também pontes. “Temos uma expectativa muito grande com relação à reconstrução da nossa cidade e das coisas que perdemos, mas precisamos dar um passo de cada vez. Por isso é importante a visita do ministro, dos parlamentares e do governador hoje, o que traz justamente a sensibilidade das esferas do Governo Federal e do Governo do Estado com a situação que estamos enfrentando”, concluiu.