Recuperação já é visível em Saudades uma semana após inundação

Nesta terça-feira (21), completou-se uma semana da tragédia que se abateu sobre o município de Saudades, inundando boa parte da cidade. A destruição de casas, empresas e patrimônio público, numa escala nunca vista antes, evidenciou também o espírito de solidariedade da comunidade local e regional para com os atingidos.

Apesar do impacto inicial, ao ver tudo destruído, a população e o poder público não perderam tempo: já na fatídica terça-feira, os trabalhos de remoção de lixo, entulho, bem como desobstrução de vias e limpeza de casas iniciaram.

Tanto foi a força de vontade e a colaboração de centenas de voluntários que, em poucos dias, os trabalhos básicos foram feitos, bem como foram reestabelecidos serviços importantes, tais como distribuição de água e energia.

Sem perda de tempo, os donativos recebidos foram distribuídos às famílias afetadas. Os clubes de serviço, junto com o Setor de Assistência Social de Saudades, apoiados pelos Meios de Comunicação, trabalharam para que isso fosse feito com a máxima urgência e eficiência.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, o avanço nos trabalhos de limpeza e reconstrução do município só faram possíveis graças à organização das equipes. “Nós realizamos, ainda na terça-feira, uma reunião com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícias Civil e Militar, junto com a equipe de administração, e definimos grupos para iniciar os trabalhos logo na quarta-feira, de forma organizada e planejada”, ressaltou.

O vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), disse da união incontestável de todos. “Não perdemos nenhuma vida, e isso é muito importante. E, após a tragédia, nossa cidade mostrou um poder de reação que só é possível ver em povos guerreiros, que fazem as coisas acontecerem e não esperam por ninguém. Isso nos deixa muito animados, pois é sinal que ninguém segura o povo de Saudades”, aduziu.

O prefeito Daniel argumenta ainda que, além dessas frentes de trabalho, foi feita uma grande mobilização política, que resultou na visita, ao município, de autoridades como o Ministro da Integração, Gilberto Occhi, o Governador do Estado Raimundo Colombo, os Deputados Federais Pedro Uczai e Celso Maldaner, Deputados Estaduais Dirceu Dresch, Marcos Vieira, Luciane Carminatti, Mauro de Nadal e Altair Silva, além de prefeitos dos municípios vizinhos. “É importante fazermos essa mobilização e sensibilização das autoridades para buscarmos alternativas que auxiliem na reconstrução do município”, explica.

Às autoridades, foram entregues as pautas e solicitações, sendo que algumas já foram atendidas. O decreto de calamidade pública, reconhecido pelo Governo do Estado, também deverá ser homologado no Diário Oficial da União, ainda nesta semana.

Kothe explica que tal decreto tem validade por um período de 180 dias. “Quando estamos em situação de calamidade pública, temos que seguir algumas prioridades, já que as demandas da comunidade são enormes”, esclarece o chefe do executivo. Entre os trabalhos prioritários, destacam-se: garantia de que as pessoas tenham comida, água para beber, roupa e cama seca e um teto para se abrigarem; cuidados com os casos de saúde (epidemias e doenças contagiosas); reestabelecimento de acessos para entradas e saídas das propriedades, sendo primeiramente veículos leves e casos de urgência de saúde; plano de contingenciamento; rediscussão de programas da administração; unificação do todas as equipes de trabalho.

Para o prefeito, é importante que o ritmo de trabalho mantenha-se nos próximos dias. “Vamos continuar trabalhando para que nosso município se reconstrua com a maior brevidade possível, pois nosso povo é trabalhador e solidário. Sairemos desta tragédia mais fortes e unidos do que nunca”, concluiu Kothe.