Secretaria da Saúde alerta para cuidados com doenças decorrentes das enchentes

Mesmo após as águas baixarem, é preciso que a população tome alguns cuidados com as doenças decorrentes das inundações. É o que orienta a Secretaria de Saúde de Saudades, através do Setor de Enfermagem.

Conforme a enfermeira Fabiane Lasch, uma das grandes preocupações é de que grande parte da cidade foi afetada, o que significa dizer que todos devem estar atentos, mesmo quem não foi atingido diretamente.

Um dos cuidados importantes é com a água a ser consumida, que deve ser fervida, mesmo após o tratamento feito pelo Samae. “Temos à disposição, na Secretaria de Saúde, hipoclorito, para as pessoas tratarem sua água de consumo e para a desinfecção de utensílios e alimentos”, informa Fabiane.

Das doenças, a que mais demanda cuidados é a leptospirose. “A população está muito preocupada com essa doença, que vem frequentemente junto com as enchentes. Mas temos que lembrar que existem outras doenças, como as Hepatites A e E, febre tifoide, cólera e também a dengue”, explica. A enfermeira solicita a ajuda da população, principalmente, para eliminar locais com água parada.

A profissional alerta ainda que a leptospirose não tem vacina específica e, para evitar o contágio, é preciso tomar uma série de cuidados. “Calçar botas de borracha, usar luvas e, se não tiver, usar sacos plásticos duplos para a proteção. A maior forma de contaminação da doença é geralmente a água, mas ela também sobrevive no pó. Por isso, ao fazer a limpeza, é importante não varrer o ambiente, mas sim jogar água para não formar poeira”, diz.

Além destas, cuidados especiais devem ser tomados com as chamadas doenças de inverno, como a gripe, mormente a H1N1. “Temos que tomar cuidados, como deixar os ambientes ventilados, não compartilhar talheres, copos, toalhas e, o mais importante, sempre que a pessoa tiver algum sintoma, deve procurar a Unidade de Saúde”, esclarece Fabiane.