Prefeito Daniel entrega pauta de reivindicações ao ministro Kassab

Na tarde de quinta-feira (23), aconteceu na cidade de Xanxerê, o encontro promovido pelos Governos do Estado e Federal, através do Ministério das Cidades, onde foram anunciados recursos para o oeste catarinense.

Fizeram-se presentes, o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o Governador de Santa Catarina Raimundo Colombo, o Secretário de Estado da Defesa Civil Milton Hobus, os Deputados Federais Pedro Uczai e Celso Maldaner, os Deputados Estaduais Dirceu Dresch e Luciane Carminatti, além de diversas lideranças locais e regionais.

Os prefeitos de Saudades – Daniel Kothe, e de Coronel Freitas – Mauri José Zucco, chefes dos executivos dos dois municípios que tiveram sua situação de calamidade pública reconhecida pelo Diário Oficial do Estado (DOE), entregaram suas pautas de reinvindicações para o Ministro.

Em sua fala, o governador Raimundo Colombo enalteceu os recursos destinados pela União para investimento no oeste, bem como falou da situação dos municípios atingidos pelas inundações. “Estivemos visitando Saudades e podemos ver no povo um espírito trabalhador e solidário. Temos a certeza que a cidade vai se reerguer novamente, mas será necessário que sejam consolidadas parcerias com os poderes Estadual e Federal”, disse.

O Ministro Kassab, por sua vez, lembrou do caso do município de Xanxerê, que foi atingido por um tornado, no início do ano, e passa por sua reestruturação, com o apoio maciço do Governo Federal. “Vamos levar essa pauta de reivindicações à presidente Dilma e buscar soluções para os municípios afetados pelas chuvas”, frisou.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, na próxima semana, devem ser concluídos os trabalhos de levantamento dos prejuízos e formatação dos planos de trabalho, importantes para pleitear qualquer tipo de recurso. “Na semana do dia 3, vamos agendar várias reuniões de trabalho nas secretarias em Florianópolis e também nos bancos, como o BADESC e o BRDE. Vamos também, naquela semana, fazer várias agendas em Brasília, com os ministérios das Cidades e da Integração Nacional, justamente para discutir os investimentos que precisamos neste momento de recuperação do nosso município”, destacou.

Kothe avaliou como positivo o encontro e Xanxerê, principalmente pelo caráter mobilizador. “São dois os municípios em Santa Catarina que neste momento encontram-se em situação de calamidade pública e nós vamos, na media do possível, construir uma pauta unificada entre ambos para tentar avançar nas negociações nas esferas federal e estadual”, concluiu o prefeito.