Conselho Municipal de Agricultura reúne membros

Foi realizada na sexta-feira (24), reunião do Conselho Municipal de Agricultura, tendo como local a Câmara de Vereadores de Saudades. O encontro reuniu os membros do órgão, para construir uma pauta de encaminhamentos relativa às perdas sofridas em decorrência das enchentes na última semana.

Fizeram-se presentes, o prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), Secretário de Agricultura Jacinto Kreutz, vereadores Alécio Jahnke, Clério Antônio dos Santos, Everson Jandrei Weber (Nico), Osmundo Schuh e Vilmo Höhn, representantes da Epagri, do Sintraf e dos bancos e cooperativas de crédito saudadenses.

De acordo com o Secretário Jacinto, a intenção é ouvir os agricultores, para ter uma ideia das perdas sofridas. “Na agricultura, os prejuízos também foram enormes. Por isso, neste momento, elencamos os prejuízos que tivemos e repassamos aos agricultores um pouco da situação que o município enfrenta. Montamos também nossa pauta de reivindicações, a qual vamos buscar os órgãos competentes para que nos ajudem nessa situação de calamidade”, disse.

O vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), por sua vez, disse do esforço que vem sendo feito para reestabelecer a normalidade, principalmente no setor do DMER do município. “Várias estradas, pontes e bueiros foram danificados. Vamos estar, gradualmente, indo para as comunidades, iniciando com a resolução de problemas mais graves. Mas queremos, dentro dos próximos meses, reestabelecer nossas estradas, para que tenham a mesma qualidade que tinham antes deste incidente”, falou.

Por sua vez, o prefeito Daniel Kothe expôs alguns dados a respeito das perdas sofridas tanto pelo poder público quanto por particulares, levando ao conhecimento dos agricultores os motivos que levaram o município a decretar situação de calamidade pública, reconhecida pelo Estado.

Kothe agradeceu também aos agricultores que, nos dias posteriores à inundação, estiveram auxiliando as famílias da cidade. “Queremos manifestar nosso agradecimento, em nome da administração municipal, a todos os agricultores que colaboraram com a limpeza de casas e desobstrução das ruas. Vamos, na medida do possível, auxiliar na construção de uma pauta para os produtores rurais, para que possam também amenizar suas perdas nas lavouras”, concluiu o prefeito.