Agentes de campo do programa de combate à Dengue participam de capacitação

Entre os dias 27 a 31 de julho, aconteceu no município de Pinhalzinho, curso para formação de novos agentes de campo do programa de combate à Dengue.

Do município de Saudades, estiveram participando as Agentes de Saúde Márcia Feldkircher e Liane Kothe. Conforme a coordenadora do programa da Dengue, é necessário que se tenham mais pessoas efetivas treinadas e capacitadas, pois no último verão foram detectados no município dois focos do mosquito que transmite a Dengue e diversos focos do mosquito que transmite e febre Chikungunya.

“Precisamos ter uma equipe qualificada para realizar os trabalhos para eliminação destes vetores, sendo que, infelizmente, ainda encontramos diversos lugares com água parada, diversos locais com lixo estocado, lixo jogado e materiais em desuso que com qualquer chuva podem virar criadouros deste vetores”, aponta Varnise Kipper, fiscal de vigilância sanitária do município.

Ela ainda comenta que, devido ao inverno estar sendo pouco intenso, a tendência é de que no próximo verão, o índice de foco dos vetores deva aumentar, aliado ao descuido de algumas pessoas e ainda devido à catástrofe que o município sofreu. “Desta forma, é indispensável que todas as pessoas tenham responsabilidade e façam a sua parte, verifiquem atentamente seu quintal e evitem qualquer local de água parada, inclusive agora nesta situação, sejam solidários com os atingidos e estejam também nestes locais ajudando com a coleta dos lixos oriundos das enchentes, nas beiras dos rios, córregos e riachos de nossa cidade’, enfatiza Varnise.

Conforme as Agentes de Saúde Marcia e Liane, este curso foi de grande aprendizagem, pois abrangeu as características dos vetores da Febre Chikungunya e da Dengue, sintomas das doenças e quais medidas devem ser adotadas para se evitar infestações no município. “Essa aprendizagem irá colaborar e muito no nosso trabalho cotidiano, pois é indispensável que toda a população tenha ciência e esteja engajada na eliminação destes vetores”, finalizam as Agentes.