Prefeito Daniel, vice Sadan e presidente da Câmara Marilise cumprem agendas em Brasília e Florianópolis

O prefeito de Saudades Daniel Kothe, o vice Osmar Prestes (Sadan) e a presidente da Câmara de Vereadores Marilise Warmling (que esteve representando os demais vereadores) estiveram, nesta semana, entre segunda e quinta-feira (03 a 06), cumprindo uma extensa agenda de visitas e reuniões nas capitais Federal e Estadual.

A principal pauta dos encontros foi a realização de encaminhamentos e solicitações para a resolução dos problemas causados pelas inundações ocorridas em Saudades, no dia 14 de julho. A situação de calamidade pública no município, em decorrência da catástrofe, foi reconhecida pelo Diário Oficial do Estado, através da portaria 258, e pelo Diário Oficial da União, com a portaria de número 168.

Em Brasília, diversos parlamentares e ministros foram visitados; as principais reuniões foram realizadas com o Ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues, Ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi e com o Ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias. “No MDA, o objetivo foi buscar apoio para a recuperação das estradas e pontes do interior, além de alternativas de auxílio aos agricultores atingidos”, destaca o vice-prefeito Sadan.

Já no Ministério da Integração Nacional, os saudadenses levaram ao conhecimento do ministro e das demais autoridades, os relatórios quantificando as perdas por conta das chuvas e ao mesmo tempo a solicitação de apoio para reconstruir prédios públicos, residências e empresas que foram destruídas totalmente ou parcialmente. “A principal reivindicação é que o ministro sinalize com rapidez a liberação de recursos para os trabalhos de recuperação do que foi destruído”, argumenta o prefeito Daniel Kothe.

Aos ministros, foram entregues também os planos de trabalho de recuperação do município; o prefeito Daniel explica que agora, o município irá aguardar as ações que deverão serão anunciadas. Até o dia 20 de agosto, a expectativa é de que o ministro Occhi e o Governador Raimundo Colombo visitem novamente a região oeste de Santa Catarina, para anunciar ações concretas.

Já em Florianópolis, além das visitas aos parlamentares estaduais, foi realizado um importante encontro, na manhã de quinta-feira (06), com o Governador Colombo, também para tratar das ações anunciadas para ajudar os municípios do oeste, que tiveram graves prejuízos devido às fortes chuvas registradas no mês passado. “Estamos na expectativa de que, nos próximos dias, os governos Estadual e Federal sinalizem a realização de ações concretas que venham ao encontro das necessidades do município, para auxiliar na reconstrução do que foi danificado pelas inundações, em prol da comunidade saudadense”, concluiu Kothe.