Caixa inicia pagamento do FGTS às vítimas da inundação no município

A Caixa Econômica Federal inicia no dia 24 de agosto, em Saudades (SC), o atendimento para a liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores residentes nas áreas atingidas pela inundação ocorrida no município.

A prefeitura decretou estado de calamidade pública, reconhecido pelo Diário Oficial da União (DOU), através da portaria número 168, em razão da inundação que atingiu a cidade, situação que permite, aos trabalhadores que tiveram sua residência afetada, realizar o saque do FGTS.

O atendimento será realizado de acordo com a letra inicial do nome do trabalhador, numa sala anexa à Secretaria de Assistência Social, situada na Rua Duque de Caxias, n. 369 – em frente à Praça Central do município. O horário de atendimento será das 9 às 17 horas.

Quem pode sacar

Nos municípios com declaração de situação de emergência ou estado de calamidade pública, os trabalhadores, residentes nas áreas atingidas e informadas pelo poder público local, têm direito a sacar o valor existente, limitado a R$ 6.220,00 mil por conta vinculada do FGTS. É preciso ter saldo do FGTS em conta para realizar o resgate.

 

Documentação necessária (originais e cópias)

– Carteira de Identidade (também são aceitos: carteira de habilitação, carteira do conselho profissional, passaporte e novo modelo da Carteira do Trabalho);

– Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamentos), emitido a partir de 17 de março de 2015 (data de leitura/postagem nos Correios) ou a Declaração da Prefeitura contendo todos os dados/exigências;

– CPF – Cadastro de Pessoas Físicas;

– Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS ou CNIS (a ser retirada no INSS ou confeccionada na prefeitura) ou CAGED (a ser retirada no Ministério do Trabalho);

– Cartão do Cidadão (opcional);

* Caso o trabalhador tenha conta na CAIXA, deve levar também o cartão, ou o número da conta, para facilitar o crédito.

 

 Calendário de atendimento

DATA

PÚBLICO-ALVO

LOCAL DE ATENDIMENTO

24 de agosto (segunda-feira)

Trabalhadores atingidos, com nomes que iniciam com as letras A até E

Sala anexa à Secretaria Assistência Social (em frente à Praça Central)

25 de agosto (terça-feira)

Trabalhadores atingidos, com nomes que iniciam com as letras F até L

Sala anexa à Secretaria Assistência Social (em frente à Praça Central)

26 de agosto (quarta-feira)

Trabalhadores atingidos, com nomes que iniciam com as letras M até Q

Sala anexa à Secretaria Assistência Social (em frente à Praça Central)

27 de agosto (quinta-feira)

Trabalhadores atingidos, com nomes que iniciam com as letras R até Z

Sala anexa à Secretaria Assistência Social (em frente à Praça Central)

28 de agosto (sexta-feira)

Todos os que ainda não foram atendidos

Sala anexa à Secretaria Assistência Social (em frente à Praça Central)

 

Prefeito Daniel avalia conquista

De acordo com o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, esta já é uma das várias ações concretizadas pela administração municipal, fazendo parte das medidas pós-catástrofe. “A administração já está organizando também uma equipe para ajudar neste processo. É muito importante que a população tenha a clareza que este recurso é exclusivamente liberado para as pessoas que foram diretamente afetadas”, lembra Kothe.

De acordo com o chefe do executivo, o recurso será liberado diretamente na conta do trabalhador. “Obviamente, as pessoas irão utilizar este dinheiro para arrumar sua casa, comprar móveis, eletrodomésticos e utensílios, roupas e tudo mais que foi levado pela enchente. Isso vai aquecer nossa economia local e vai trazer mais movimento econômico em nosso município”, concluiu o prefeito Daniel.