Secretaria de Assistência Social discute serviços e estruturas do SUAS

Neste ano, comemoram-se os 10 anos de existência do  Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil.

Passada uma década, são indiscutíveis os avanços e as conquistas coletivas dessa politica,  tanto em relação a sua estruturação e regulação nacional, como os resultados dos indicadores sociais alcançados pela ampliação do acesso a população usuária aos seus direitos fundamentais.

Para discutir e avaliar como estão os serviços  e a estrutura do SUAS no município de Saudades, realizou-se, na terça-feira (18), uma reunião ampliada com os trabalhadores da Assistência Social e com os Conselheiros, onde foram debatidos alguns eixos temáticos como: Cofinaciamento do Estado e da União junto aos municípios; Vigilância socioassistencial, processo de planejamento monitoramento e avaliação; Gestão do trabalho; Gestão de serviços, projetos e programas; Gestão de benefícios e transferência de renda no âmbito do SUAS; Regionalização dos serviços de alta complexidade e a implantação definitivamente no nosso município.

Estiveram presentes, no evento, além dos conselheiros, a Secretária de Assistência Social, Giley Veiga e o prefeito Daniel Kothe. Os trabalhos foram conduzidos pela palestrante Roselaine Camatti.

De acordo com Giley, o objetivo é discutir, a nível de município os eixos propostos. “Temos grandes avanços na área de assistência social e esta é uma oportunidade para discutirmos o que pode avançar ainda mais”, destacou.

O prefeito Daniel Kothe, também falou dos avanços e desafios para os próximos anos, lembrando do importante trabalho realizado pela secretaria. “A Secretaria de Assistência Social tem desempenhado um papel importante em nosso município. É necessário que estes momentos de diálogo aconteçam, para elencarmos os pontos que podem avançar ainda mais”, completou o prefeito.