Caixa inicia atendimento para liberação do FGTS aos atingidos pela inundação

Teve início nesta semana, em Saudades, o atendimento da Caixa Econômica Federal, para realização do procedimento para a liberação do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores residentes nas áreas atingidas pela inundação ocorrida no município.

O atendimento será realizado de acordo com a letra inicial do nome do trabalhador, numa sala anexa à Secretaria de Assistência Social, situada na Rua Duque de Caxias, n. 369, em frente à Praça Central do município. O horário de atendimento será das 9 às 17 horas.

Podem sacar o benefício,os trabalhadores residentes nas áreas atingidas e informadas pelo poder público local, até o valor máximo de R$ 6.220,00 mil por conta vinculada do FGTS. É preciso ter saldo do fundo em conta para realizar o resgate.

Os documentos necessários são os seguintes:

– Carteira de Identidade (sendo também aceitos: carteira de habilitação, carteira do conselho profissional, passaporte e novo modelo da Carteira do Trabalho);

– Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamentos), emitido a partir de 14 de março de 2015 (data de leitura/postagem nos Correios) ou a Declaração da Prefeitura contendo todos os dados/exigências;

– CPF;

– Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS ou CNIS ou;

– Cartão do Cidadão (opcional);

– Caso o trabalhador tenha conta na Caixa, deve levar também o cartão, ou o número da conta, para facilitar o crédito.

O Calendário de atendimento é o seguinte:

PÚBLICO-ALVO

24 de agosto (segunda-feira)

Trabalhadores atingidos, com nomes que iniciam com as letras A até E

25 de agosto (terça-feira)

Trabalhadores atingidos, com nomes que iniciam com as letras F até L

26 de agosto (quarta-feira)

Trabalhadores atingidos, com nomes que iniciam com as letras M até Q

27 de agosto (quinta-feira)

Trabalhadores atingidos, com nomes que iniciam com as letras R até Z

28 de agosto (sexta-feira)

Todos os que ainda não foram atendidos

De acordo com o Gerente Geral da Agência da Caixa de Pinhalzinho, Juliano de Almeida, a equipe de atendimento será composta por 4 funcionários do banco e mais 2 colaboradores da prefeitura de Saudades. “Assim que for encaminhada a solicitação para liberação do FGTS, a Caixa vai programar o pagamento para dentro de cinco dias”, esclarece.

O Gerente atenta ainda que, caso o beneficiário tenha o Cartão Cidadão, pode sacar até o valor de R$ 1.500,00 por conta, diretamente nas casas lotéricas; acima desse valor, a pessoa precisa dirigir-se até a agência da Caixa de Pinhalzinho, a partir da próxima semana.

Juliano orienta ainda que as pessoas que pretendem sacar seu FGTS já podem se dirigir até a prefeitura municipal, para providenciar os documentos necessários, a fim de agilizar o procedimento no dia de atendimento junto à equipe da Caixa. “O que os trabalhadores têm que fazer, neste período, é juntar e conferir a documentação”, resume.

Para quem não conseguir realizar o procedimento para o saque do FGTS nesta semana, poderá se dirigir, até o dia 10 de outubro, à Agência da Caixa em Pinhalzinho. “Se o trabalhador não puder vir neste período, pode procurar a agência da Caixa no município vizinho para fazer este encaminhamento”, lembra Juliano. O procedimento e os documentos exigidos são os mesmos.