Município e Hospital de Saudades firmam dois convênios com o Governo do Estado

Foi realizada, na tarde da quarta-feira (26), na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Maravilha, a assinatura de dois convênios para repasse de recursos, sendo um destinado ao Hospital Beneficente de Saudades e outro para aquisição de tubos pelo setor de infraestrutura do município.

Estes recursos, destinados ao município, fazem parte da reação imediata da administração municipal de Saudades, logo após a inundação do dia 14 de julho, onde além das ações emergenciais de atendimento à população, foi priorizada a busca de recursos nas esferas Estadual e Federal.

Participaram das assinaturas dos convênios, o prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), Secretário da SDR de Maravilha Valci Dal Maso, Diretor da Saúde Darci Thome e demais representantes da secretaria, Secretário de Administração Rogério Sehnem, Assessor de Planejamento e Gestão Administrativa Alexandre Schuh e presidente do Hospital Celito Werlang.

Em sua vinda ao município, logo após a catástrofe, o Governador Raimundo Colombo prometeu a liberação de recursos para auxiliar na recuperação de Saudades. Para os próximos dias, mais ações estão previstas, com o intuito de recuperar empresas, casas, prédios e demais estruturas públicas.

R$ 120 mil para o Hospital Beneficente de Saudades

A assinatura do convênio na tarde da quarta-feira, resultou na destinação imediata de R$ 120 mil ao Hospital Beneficente de Saudades.

O presidente do Hospital, Celito Werlang, disse da importância da descentralização destes recursos para a manutenção das atividades do Hospital. “O prefeito Daniel enfocou muito a importância, de se terem recursos para custeio das atividades do nosso hospital, e o governador prontamente atendeu o pleito”, destaca.

De acordo com Celito, os recursos servirão para manter as atividades do Hospital. “Esse recurso vai ser usado para pagamento de despesas de custeio, ou seja, os gastos corriqueiros do dia a dia. Temos mais recursos que devem vir em breve, porém, estes são recursos destinados à aquisição de equipamentos”, completa.

O prefeito Daniel Kothe, em sua fala, disse que este valor vem em boa hora. “O hospital, assim como a prefeitura, tem suas dificuldades. Com este recurso, será possível manter o hospital funcionando e completar o custeio das atividades da instituição. Obviamente, será um recurso muito bem utilizado”, resumiu.

Setor de Infraestrutura é contemplado com R$ 169 mil

Na tarde do mesmo dia, foi também assinado o convênio para o repasse de recursos na ordem de R$ 169 mil ao Setor de Infraestrutura de Saudades, para aquisição de tubos para recuperação de vias e acessos municipais.

Da mesma forma, o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), que coordena os trabalhos na Secretaria de Infraestrutura, em colaboração com o Secretário Flávio Hübner, avalia de forma positiva a liberação dos recursos. “Temos inúmeros locais com acessos precários, e estes tubos são uma necessidade, pois isso nos dará condições para fazer nosso trabalho dentro do DMER, para que a recuperação seja o mais rápido possível”, frisa.

Conforme explica o vice-prefeito, o investimento em tubos já vinha sendo feito pelo município, o que possibilitou uma sensível melhoria na infraestrutura das vias. “A troca e ampliação das tubulações é um trabalho constante no setor, que é feito de forma mais lenta, mas possibilita a criação de uma estrutura mais duradoura para as nossas estradas. Queremos fazer um trabalho bem feito, para que a estrutura seja suficiente para escoar a água e para fazer o serviço de uma vez só, pois primamos pelo cuidado com o dinheiro público”, completa Sadan.

O Secretário da SDR de Maravilha, Valci Dal Maso, também destacou a importância do repasse destes recursos. “Após a enchente, é o momento de reconstruir o que foi danificado. Com esses tubos, será possível viabilizar condições de recuperação da malha viária e proporcionar trafegabilidade para escoamento de toda cadeia produtiva que movimenta a economia do município”, destacou.

Para o prefeito Daniel Kothe, os tubos adquiridos serão usados para fazer as passagens onde ainda há problemas. “Este recurso será usado para reabilitarmos as estradas para darmos as condições necessárias às vias. Queremos agradecer ao Estado, à Secretaria de Desenvolvimento Regional e à Defesa Civil, que compreenderam a situação que o município vive e que têm estendido a mão para ajudar a recuperação de Saudades”, concluiu.