CFR de Saudades realiza visita com alunos

Na segunda-feira (31), a Casa Familiar Rural de Saudades realizou uma visita de estudos à propriedade rural, na Linha Barro Preto, interior do município de Xanxerê – SC.

A referida propriedade pertence à família Moschetta, onde a comitiva da Casa Familiar foi recebida pelos proprietários Doilio e Cauam Moschetta. “Fomos encaminhados para as instalações, onde eles passaram informações da atividade leiteira no sistema Free Stall, com a ordenha em carrossel”, afirma o Diretor da CFR, Alison Ivonei Hoss.

A propriedade possui  1.000 hectares de área, sendo que a atividade leiteira ocupa 260 hectares. Ainda, é desenvolvida a produção de gado de corte, com 280 cabeças e o restante da área é usado na produção de grãos.

A atividade leiteira conta com 600 vacas adultas, sendo 550 em lactação, com produção diária de 15.500 litros. Para sustentar tal produção, são cultivados 120 hectares de milho para silagem, 80 hectares para produção de feno e 80 hectares para produção de pré-secado. A propriedade possui  60 funcionários, sendo 15 na atividade leiteira. O sistema de ordenha em carrossel tem capacidade de ordenhar 40 vacas por vez, funcionando 24 horas por dia, com 3 ordenhas diárias. “Os animais são divididos em seis grupos, sendo 5 grupos dentro do Free Stall e um grupo fora. O leite é vendido para a Empresa Piracanjuba, ao preço de R$ 1,23  por litro”, comenta Alison.

O investimento total no propriedade foi de R$ 8 milhões. Ao todo, são 1.500 animais, sendo 260 de corte e 1.250 animais de leite. A água utilizada vem de um poço artesiano, usada para consumo; e para usos em geral, é utilizada água de uma cisterna com capacidade de 1.500.000 litros. “A visita foi aprovada por todos, sendo de grande valia pedagógica e de aprendizagem”, completa o Diretor da Casa Familiar.