Secretário da Defesa Civil inaugura ponte e anuncia recursos para o município

Na quarta-feira (16), o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, esteve em visita ao oeste de Santa Catarina, numa extensa agenda de reuniões e inaugurações de kits de transposição nos municípios que compreendem as Secretarias de Desenvolvimento Regional de Maravilha e Palmitos.

Ainda em Maravilha, Hobus participou da reunião do colegiado da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios), que contou com a presença de prefeitos e agentes de defesa civil dos municípios. Participaram também do encontro, autoridades estaduais e os secretários das SDR’s de Maravilha e Palmitos, Valci Dal Maso e Mário Alceu Peiter, respectivamente. Na oportunidade, foi acordado sobre a criação do Conselho Regional de Defesa Civil.

Conforme explica o prefeito Daniel Kothe, com este conselho, ações de integração na área de defesa civil entre os municípios das duas SDR’s terão um amparo legal. “É importante criarmos este conselho para regulamentarmos ações como estas que ocorreram aqui em Saudades, que culminou na integração de serviços entre os municípios, para ajudar na reação nos momentos em que acontecem as catástrofes e também para combinarmos ações de proteção às pessoas quando em momentos de dificuldade”, disse.

Ponte de acesso à Linha Araçá foi inaugurada

Mais tarde, na Linha Araçazinho, foi inaugurada a ponte que dá acesso à Linha Araçá, construída em parceria com a Defesa Civil Estadual, que viabilizou o kit de transposição de obstáculos.

Estiveram presentes, o prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), presidente do legislativo Marilise Warmling e demais vereadores, Secretário de Estado da Defesa Civil Milton Hobus, Secretários das SDR’s de Maravilha e Palmitos, secretários, diretores e demais colaboradores do poder público municipal, além da comunidade em geral.

Na oportunidade, o Secretário Hobus anunciou que Saudades será contemplado com mais um kit de transposição, além da liberação de recursos às empresas via Badesc, através do programa de juro zero. “O limite máximo será de R$ 250 mil por empresa”, esclarece Kothe. Também, foi aprovado parte dos planos de trabalho, sendo que serão destinados R$ 275 mil para auxiliar em obras de reconstrução do município.

De acordo com o Secretário Milton Hobus, várias obras estão sendo executadas no município, em parceria com o Estado. “Estes kits de transposição possibilitam a construção de uma obra definitiva, beneficiando as famílias que produzem e fazem a diferença para o modelo econômico catarinense”, disse.

Falando dos recursos via Badesc, Hobus disse da importância do levantamento feito anteriormente pelas equipes técnicas municipal e estadual, o que possibilitou agilidade na liberação da linha de crédito. “O banco já pode contratar este empréstimo e auxiliar as indústrias e o comércio que foram afetados, mas temos outras ações que já foram também feitas em prol do município”, completou.

Na próxima semana, o prefeito Daniel Kothe deve ir a Brasília, para tratar da regulamentação dos recursos na esfera Federal. “Ainda precisamos tratar das questões relativas às casas e pontes. Queremos avançar na aprovação dos planos de trabalho para ter mais recursos disponíveis e, principalmente, trabalhar com a reconstrução das pontes e das casas afetadas”, concluiu Kothe.