29 de Setembro: Dia Mundial do Coração

No dia 29 de setembro, é comemorado mundialmente o Dia Mundial do Coração. A Secretaria de Saúde de Saudades está realizando uma intensa campanha de conscientização, com dicas para os cuidados com a saúde cardíaca.

O coração é uma bomba que tem a grande responsabilidade de fazer o sangue circular por todo o organismo, de levar oxigênio e nutrientes para as células e sangue carregado de gás carbônico para os pulmões a fim de oxigená-lo. Qualquer desajuste nessa bomba que deve funcionar com grande precisão pode provocar problemas sérios e, muitas vezes, morte súbita, especialmente em homens e mulheres acima dos 40 anos. São raras as pessoas que têm complicações cardíacas antes dessa idade.

Entretanto, às vezes, um pequeno deslize no uso diário desse órgão, uma sobrecarga que a repetição de determinados erros cometidos dia após dia acabam provocando problemas sérios que poderiam ser evitados com um pouco de atenção e cuidado. Tratado adequadamente, o coração funciona melhor, com mais eficiência e dura muito.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), revelam que as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil, com cerca de 330 mil óbitos por ano, o equivalente a uma morte a cada dois minutos.

As quatro doenças cardiovasculares que mais matam são o infarto agudo no miocárdio, a doença vascular periférica, o acidente vascular cerebral e a morte súbita.

Confira alguns cuidados e alertas que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e contribuem com o bem-estar:

1) Faça, pelo menos uma vez por ano, um check-up;

2) Não fume e nem use drogas;

3) Se tiver antecedentes familiares para doenças crônicas, como, por exemplo, Diabetes, Hipertensão e Problemas cardíacos, fique mais atento;

4) Tenha uma alimentação mais saudável;

5) Beba água regularmente;

6) Pratique atividade física orientada;

7) Mulheres não deixem de ir ao ginecologista regularmente;

8) Caso tenha dor no peito ou no tórax acima do umbigo vá rapidamente ao hospital mais próximo;

9) A maioria dos casos de entupimentos das artérias coronárias, que levam ao risco maior de causar infarto, pode ser tratada com angioplastias e Stent, quando necessário;

10) O tratamento mais efetivo para o Infarto é o desentupimento da artéria coronária, por trombolíticos ou angioplastia, desde que realizado dentro das primeiras duas horas do início do quadro. Tempo é Vida;

11) Fique atento ao peso;

12) Evite o stress;

13) Cheque sua pressão arterial.

14) Monitore o colesterol.