Panfletagem alerta sobre violência e exploração sexual infanto-juvenil

Na quinta-feira (24), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), juntamente com a Secretaria de Assistência Social de Saudades e alunos da EEB Rodrigues Alves, realizaram uma panfletagem, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre o combate à violência sexual e exploração sexual infanto-juvenil.

De acordo com a Secretária de Assistência Social Giley Veiga, tanto a violência como a exploração sexual são crimes que violam a dignidade das pessoas. “Temos o Estatuto da Criança e do Adolescente, que continua sendo um grande aliado contra estes delitos”, ressalta.

A panfletagem foi realizada na Avenida Brasil e no comércio, onde orientações foram repassadas à comunidade. “A violência pode ocorrer de diversas formas, desde o abuso familiar, abuso por desconhecidos até a exploração comercial. É importante que os pais e responsáveis fiquem atentos, pois quando se abusa sexualmente de uma criança ou adolescente, está se prejudicando uma vida inteira”, completa Giley.

É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente absoluta prioridade do direito à vida, à saúde, à alimentação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão (Art. 227, CF).

Denúncias podem ser feitas junto ao Conselho Tutelar, pelos telefones 3334-0326 ou 8819-7157; na Polícia Civil, no 190; ou ainda na Polícia Militar, pelo 160.