Primeira semana de reuniões do OP tem grande participação popular

Iniciaram na segunda-feira (21), as reuniões do Orçamento Participativo no município de Saudades. Nesta semana, os encontros aconteceram nas comunidades das linhas Araçazinho, Araçá, Juvêncio, Alto Maipú, Fátima, São Luiz, Lageado Pedro, Guabiroba, Solteiro e Alto Solteiro.

Participaram dos encontros, o prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), presidente da Câmara Marilise Warmling e vereadores, secretários e demais colaboradores da administração municipal.

Durante o encontro, é feita uma explanação com as primeiras ações e conquistas dos dois primeiros anos de governo, bem como são expostos alguns dados sobre a inundação que atingiu o município no mês de julho. Após, são debatidas as prioridades do OP para 2016 e são escolhidos os delegados.

De acordo com o vice-prefeito Sadan, o OP é um programa que deu muito certo. “A administração apostou na conversa e no diálogo com as comunidades. Há um entendimento por parte das pessoas para que isso aconteça e os frutos nós já estamos colhendo, que é uma discussão interna na comunidade, a consciência de que a comunidade é de todos e o poder público está ajudando para que isso aconteça, de forma a incentivar a população”, destaca.

Conforme explica o prefeito Daniel Kothe, este é também um importante momento de ouvir as pessoas e seus anseios. “O roteiro está bem organizado e estamos tendo uma participação bem significativa já nas primeiras reuniões desta semana. A nossa equipe está engajada e por isso, convidamos a todas as pessoas para que participem”, completa.

Neste ano, além das comunidades do interior, os bairros da cidade com sede organizada também serão contemplados com R$ 5 mil cada. A assembleia geral do OP está marcada para o dia 11 de dezembro, no Clube XV de Novembro, a partir das 13:30 horas.

Comunidade avaliza o programa

“É importante que o OP continue nos próximos anos, pois assim a comunidade se reúne e conversa para decidir onde aplicar os recursos e o que é mais necessário para a melhoria da infraestrutura. Acho esse programa ótimo”, Dulce Mohr – Linha Fátima.

“O OP é um programa muito importante, pois as comunidades, por si só, não têm recursos para tocar as obras. E outro ponto positivo que eu vejo é que a gente consegue reunir as entidades para trabalhar juntos. A união hoje é essencial”, Pedro Werlang – Distrito de Juvêncio.

“O Orçamento Participativo é um programa de suma importância, pois toda a comunidade faz uso das melhorias, sendo que estes investimentos ficarão também para as futuras gerações”, Renita Maria Ely – Linha Araçá.

“Foram melhorias importantes que conseguimos fazer com o Orçamento Participativo em nossa comunidade. Acho que é uma iniciativa muito boa desta administração que ajuda a todos. Sempre é um recurso bem-vindo e esperamos que o programa seja ampliado no futuro”, Remi Eckert – Linha São Luiz.

Reuniões do OP prosseguem

Para as próximas semanas, o cronograma e horário das reuniões será o seguinte:

Dia da Semana

Linha Santo Afonso