Comitiva francesa conhece Casa Familiar Rural de Saudades

Na quarta-feira (30), uma comitiva da França esteve no município de Saudades, participando de um intercâmbio, para conhecer o funcionamento das Casas Familiares Rurais no Brasil.

O movimento de Casas Familiares surgiu na França e criou ramificações em todo o mundo. O Brasil é tradicional também com este sistema de educação, que tem como foco, priorizar a sucessão familiar e a fixação do jovem no meio rural.

A comitiva francesa é composta por nove pessoas, responsáveis pela coordenação pedagógica e ligadas às associações de CFR’s da França: Maria José Amorim e José da Silva (portugueses que residem na França e serviram como tradutores da equipe), Eliane Taty, Didier Blanc, Philippe Panetta, Xavier Laurent, Michel Vieilly, Jacques Molard e Pierre Pivotsky.

No município, a comitiva visitou empresas como a Ceraçá, parceira da Casa Familiar Rural no projeto Sucessão Familiar na Propriedade. À noite, foram recebidos na sede da instituição pelo prefeito Daniel Kothe e esposa Liane, Diretor da CFR Alison Ivonei Hoss, presidente da Associação da CFRural de Saudades Pedrolino José Wickert, presidente da Arcafar-Sul Sadi Bao, presidente da Arcafar Santa Catarina Júlio Rüdiger e presidente da Associação da CFR de Modelo Márcia Rüdiger.

Conforme o integrante da comitiva francesa, Jacques Molard, o principal objetivo da viagem é realizar um intercâmbio de cooperação entre as casas familiares dos dois países. “Fomos muito bem recebidos no Brasil e notamos que as casas familiares daqui têm uma equipe muito dinâmica. Vemos que a pedagogia da alternância que é praticada aqui é igual ou superior a que praticamos na França”, destaca.

Molard afirma que o sistema de ensino nos dois países é o mesmo, contribuindo para a permanência, principalmente do jovem, no campo. “Vemos o Brasil como um país em pleno desenvolvimento, mas ainda há a necessidade de formação no interior do mundo rural para que os jovens possam se qualificar e responder às necessidades locais”, completa.

Para o presidente da Arcafar-Sul, Sadi Bao, esta é uma importante iniciativa. “No próximo mês, uma comitiva de alunos brasileiros vai à França, para durante 14 dias fazer uma troca de experiências. No próximo ano, devem vir mais cerca de 40 jovens franceses para o país, para aprimorar esta troca de conhecimentos”, afirma.

O Diretor da CFR de Saudades, Alison Ivonei Hoss, por sua vez, disse da satisfação em receber a comitiva. “Eles vêm aqui passar um pouco da experiência que a França tem no andamento e processo de construção das Casas Familiares Rurais. Este é também um momento onde nós podemos adquirir conhecimentos e repassar informações sobre o modelo de ensino da nossa instituição”, frisa.

Hoss destaca ainda que, além das atividades na Casa Familiar, a comitiva francesa conhecerá o modelo de ensino diretamente executado nas propriedades dos alunos. “Com certeza, é um momento muito especial e ficamos muito felizes por esta visita aqui em nosso município”, conclui Alison.