Dia 1º de Outubro: Dia do Idoso – Homenagem da Administração Municipal

Comemora-se no dia 01 de Outubro o Dia do Idoso. A data, no Brasil, coincide com a criação do Estatuto do Idoso, Lei n. 10.741/03, que consolida uma série de direitos às pessoas da terceira idade no país.

Conforme dados do último censo do IBGE, no Brasil, a população idosa representa 13% do total da população, ou seja, mais de 26 milhões de pessoas que têm mais de 60 anos. Em Saudades, segundo estimativas relativas ao ano de 2012, havia mais de 1020 pessoas acima dos 60 anos, o que representa cerca de 12% da população do Vale da Hospitalidade.

A maior concentração de idosos no Brasil se localiza no sul, o que remete à maior qualidade de vida da região e, por conseguinte, maior longevidade.

Em Saudades, o número de idosos e o número de crianças atualmente se equivalem: há uma população idosa e uma população infantil com números semelhantes. Outro dado importante refere-se aos benefícios percebidos pelas pessoas da terceira idade, que movimentam significativamente a economia do município.

Se for considerado um número de 1020 idosos (acima dos 60 anos) que recebem em média um salário mínimo/mês, o aporte econômico mensal por meio da previdência social será de aproximadamente R$ 803 mil. Somando as pensões que também são pagas, as aposentadorias das mulheres do meio rural, que são beneficiadas aos 55 anos, e outros trabalhadores que se aposentam antes dos 60 anos, o montante destinado pela previdência social gira em torno de R$ 1,5 milhões/mês investidos na economia municipal, o que equivale a cerca de R$ 19 milhões em movimento econômico por ano.

“A previdência social é uma forma de retorno dos impostos que os trabalhadores pagam ao governo e que voltam à sociedade em forma de aposentadoria, garantindo uma melhoria na vida das pessoas”, destaca a primeira-dama Liane Vitali Kothe.

Outra reflexão feita pela primeira-dama Liane é sobre a melhoria significativa nos serviços de saúde. “Temos muitos avanços importantes na qualidade de vida e saúde dos idosos, que se dá principalmente ao direito conquistado à aposentadoria e que garante também a renda destas famílias. No passado, era só o homem que ganhava a aposentadoria e, como não havia o Sistema Único de Saúde em funcionamento, os custeios às despesas médicas eram feitos com o dinheiro recebido pela aposentadoria”, explica.

Apesar de ainda serem necessários avanços no SUS, o sistema hoje garante boa parte dos cuidados à saúde de forma totalmente gratuita. “Temos muito a comemorar neste 1º de Outubro, Dia do Idoso, principalmente as conquistas em relação à saúde e à aposentadoria, que garantem uma melhor qualidade de vida a todas as pessoas”, completa.

Em Saudades, hoje existem 21 grupos de idosos organizados, sendo em torno de 900 pessoas que participam destes grupos. “Queremos deixar um forte abraço a todos os idosos saudadenses e parabenizá-los pelo Dia do Idoso. Sabemos que os idosos têm uma grande importância na família, pois são o vovô e a vovó que muitas vezes nos orientam, nos apontam a direção e são eles que, com sua experiência, nos mostram muitas vezes o melhor caminho a seguir”, conclui a primeira-dama Liane.