Escolha dos Conselheiros Tutelares será neste domingo

Serão realizadas no domingo (04), em todo o Brasil, as eleições para escolha dos Conselheiros Tutelares. No município de Saudades, concorrem às cinco vagas, 13 candidatos, que foram aprovados na primeira fase, realizada ainda no agosto.

O processo de escolha será pelo voto universal e direto, sendo facultativo e secreto para os eleitores do município. Esse processo de escolha será pela primeira vez realizado em data unificada em todo território nacional, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial.

Os cinco candidatos mais votados serão nomeados e empossados pelo prefeito municipal e os demais candidatos são suplentes, seguindo-se a ordem decrescente de votação. O mandato será de quatro anos, permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha.

Conforme o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Gerson Alberto Fröhlich, a eleição será realizada no Colégio Estadual Rodrigues Alves, no centro da cidade de Saudades. O horário para a votação será das 08 horas da manhã até às 17 horas, sem intervalo ao meio-dia.

“Poderá ir votar todo aquele que possui o seu titulo de eleitor registrado no município de Saudades. Pedimos para que todas as pessoas aptas a votarem compareçam para esse importante processo de escolha, munidos de título de eleitor e um documento com foto”, destaca Gerson. Caso alguém não possua o título de eleitor por algum motivo, pode comparecer mesmo assim para votar, munido de um documento com foto, sendo que este é obrigatório mesmo com o título em mãos.

Os 13 candidatos que concorrem às vagas de Conselheiros Tutelares são os seguintes, com seus respectivos números:

Número

Nome Do Candidato

Marlene Konzen

Liane W. Bieger

Rejane Fischer

Elisiane B. Rintzel

João A. Pritsch

Edeltraut Hackenhaar

Cleusa Schuh

Conceição V. Lourenço

Simone F. M. Menzel

Soraia B. Lara

Loriane Gisch

Eloise Kist Hoss

Marli Caprine Gralow

O eleitor pode votar em até cinco candidatos, ou seja, cada um pode marcar na cédula eleitoral cinco pessoas. Essa cédula estará disponível no dia da eleição com o nome do candidato e seu respectivo número. Entretanto, o eleitor pode votar em somente um, dois três ou quatro candidatos. “Nós do Conselho de Direitos, conjuntamente com a Secretaria da Assistência Social, reforçamos o pedido para que todos participem desse processo de escolha dos Conselheiros Tutelar, pois será um momento muito importante para nosso município”, conclui Gerson.