Casa Familiar Rural de Saudades comemora 20 anos

Na sexta-feira (02), a Casa Familiar Rural de Saudades realizou o evento comemorativo aos 20 anos da instituição, tendo também o lançamento oficial do Projeto Sucessão Familiar na Propriedade. O encontro aconteceu no salão comunitário de Linha Taipas.

Fizeram-se presentes, o prefeito Daniel Kothe, o presidente da Associação da CFR Pedrolino Wickert, a presidente do legislativo Marilise Warmling e vereador Alécio Jahnke, o Diretor da CFR Alison Ivonei Hoss, o presidente da Arcafar-Sul Sadi Bao, o coordenador pedagógico da Arcafar-Sul José Luiz Lorenzini, Carli Michels – representando o Governo do Estado, o prefeito de Pinhalzinho Fabiano da Luz, a diretora da EEB Rodrigues Alves Rosilene Mohr, a Secretária da Educação Zeli Stein e o Secretário de Agricultura Jacinto Kreutz.

Também estiveram participando do evento, os representantes das empresas parceiras do projeto – João Carlos Bilibio, representando a Ceraçá; Arno Pandolfo, representando a Cooperitaipú e Marcos Rodrigo Bertei, representando o Sicredi.

Durante o encontro, o ex-aluno da CFR de Saudades Azir Both e o aluno Lucas Metzger fizeram um relato de suas experiências, baseadas no sistema de ensino de alternância. Em seguida, aconteceu o debate com o tema: Família/Sucessão na Propriedade, tendo como mediador José Luiz Lorenzini e a participação de Milton Luiz Silvestro (Epagri) e Tomé Coletti (UFFS). O evento foi prestigiado por grande número de pais de alunos e comunidade em geral.

A presidente do legislativo, Marilise Warmling, trouxe o apoio da câmara à Casa Familiar Rural. “Sempre avalizamos os projetos de lei que vêm ao encontro da instituição e queremos parabenizar a todos pelos 20 anos de Casa Familiar e pelo bonito trabalho realizado”, disse.

De acordo com o Diretor da CFR de Saudades, Alison Ivonei Hoss, o Projeto Sucessão Familiar na Propriedade busca debater o tema com foco na região, para formar sucessores no meio rural. “Nós defendemos que a qualificação dos filhos de agricultores tem uma grande importância nesse processo de sucessão. Então, estamos fazendo essa qualificação e também lançando este projeto, para que possamos acompanhar mais de perto as famílias que têm interesse em participar, para que este processo seja mais fácil e a sucessão aconteça no decorrer do tempo”, afirma.

O presidente da Associação da Casa Familiar Rural, Pedrolino Wickert, também foi enfático na importância do tema para o meio rural. “Este é um dia muito importante e por isso, queremos agradecer a todos os parceiros, os pais dos jovens, os professores, a direção e os demais colaboradores da casa. Hoje, mais de 70% dos alimentos produzidos no Brasil vêm das pequenas propriedades e isso mostra que é importante que o jovem permaneça no campo. Por isso, a sucessão é um tema muito importante e precisa cada vez mais ser debatido”, frisou.

O prefeito Daniel Kothe, em sua fala, parabenizou a Casa Familiar Rural, por meio de seu quadro de profissionais e alunos, pelos 20 anos da instituição. “É importante que o nosso meio rural permaneça com pessoas trabalhando. Na medida em que as políticas públicas vão melhorando e a agricultura familiar tem acesso ao crédito, a programas habitacionais, políticas de garantia de renda, seguro agrícola e outros tantos programas que vêm para fortalecer o meio rural, é preciso também que a gente se preocupe em quem vão ser os agricultores do futuro, ou seja, quais as pessoas que vão estar nesse espaço e a qualidade de vida que vão ter”, destaca.

De acordo com Kothe, o avanço da sociedade moderna e as facilidades que o mundo impõe vão contra a agricultura familiar em muitos momentos. “Por isso, é importante que o poder público tenha posicionamentos efetivos para garantir a melhoria do que é necessário, para que a agricultura familiar e esse modelo de desenvolvimento sustentável se mantenham”, concluiu o chefe do executivo.