NASF participa de encontro do grupo de combate e tratamento ao tabagismo

Na segunda-feira (28), realizou-se mais um encontro do grupo de combate e tratamento  ao tabagismo no município de Saudades.

Este grupo realiza atividades com pessoas que desejam parar de fumar, e visa à reabilitação da saúde destas pessoas. No município de Saudades, mais de 400 pessoas já passaram por atendimento deste grupo, sendo que destas, 60% deixaram de fumar.

“Isso faz com que mais pessoas se motivem a procurar o serviço. A participação da psicóloga Olívia Immich, que é integrante do NASF do município, foi de grande valia para o grupo. Conversamos sobre autoestima, motivação e controle da ansiedade”, destaca a enfermeira Fabiane.

Para o mês de outubro, estão abertas novas inscrições. O próximo encontro do grupo será no dia 26 de outubro.

Nos últimos cinco anos, emSanta Catarina, 16% de fumantes cessaram o uso do cigarro; a nível de Brasil, 20,5 % cessaram o uso, segundo dados do INCA. O tabagismo é  principal causa de mortes evitáveis e importante fator de risco para o desenvolvimento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – como câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares. No Brasil, ele ainda é maior entre os homens (12,8%) do que entre as mulheres (9%). A faixa etária de maior consumo é entre 45 e 54 anos (13,2%) e a menor, entre os 18 e 24 anos (7,8%).