Santa Catarina é campeão da 1ª Taça Potengi de Lucena

No dia 17 de outubro, a Seleção Catarinense de Voleibol, categoria feminino sub-15, conquistou um marco importante no cenário nacional, após conquistar o título de campeão da 1ª Taça Potengi de Lucena, na cidade de Saquerema – Rio de Janeiro.

Esta Taça teve abrangência nacional, em que participaram da Divisão Especial, as oito seleções que obtiveram a melhor campanha este ano no Campeonato Brasileiro da categoria Infanto Juvenil (atletas até 16 anos de idade), realizado também em Saquarema no mês de março.

Assim, as oito seleções que conquistaram a vaga para participar da 1ª Taça que recebeu a nomenclatura de Potengi de Lucena foram as seguintes: Rio de Janeiro, Pará, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso.

A Seleção Catarinense obteve um rendimento muito positivo já na primeira fase, em que todos jogaram contra todos, somando seis vitórias perdendo apenas um jogo frente à Seleção de Minas Gerais.  As quatro equipes que obtiveram a melhora campanha da primeira fase, após somar sete jogos cada um, realizaram as semifinais que foram caracterizadas da seguinte forma: São Paulo X Rio de Janeiro e Santa Catarina X Minas Gerais.

Com isso, a equipe de São Paulo acabou derrotando a Seleção do Rio de Janeiro por 3 sets a 1 e a Seleção Catarinense acabou vencendo a equipe de Minas Gerais também pelo placar de 3 sets a 1.

Dessa forma, para a grande final do campeonato, se colocaram novamente frente a frente as Seleções de São Paulo e Santa Catarina; e disputando o bronze, as Seleções de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Da decisão do bronze, a seleção carioca acabou levando a melhor e conquistou a 3ª colocação.

Na grande final, valendo o título nacional, a equipe catarinense saiu atrás no placar após perder o 1º set por 25 – 22. Porém, acabou virando o jogo vencendo os outros dois sets pelos placares de 25 – 14 e 25 – 19. No quarto set, a Seleção Catarinense se manteve a frente até os 15 pontos, quando foi superada pela seleção Paulista que fechou o set por 25 – 18, levando o jogo para quinto set, ou seja, o set decisivo. Para decidir o campeonato e botar a mão no troféu de campeão, as meninas da Seleção Catarinense demonstraram uma reação impressionante e fecharam o 5º set com o placar de 15 – 08, vencendo o jogo por 3 sets a 2, com uma duração exata de 2 horas e 29 minutos, caracterizando um dos maiores clássicos do evento.

“Foi uma experiência incrível para nós da comissão técnica e também para as atletas. Esta equipe foi brilhante em todos os sentidos, desde o ciclo de treinamento realizado em Santa Catarina até o dia da grande decisão do campeonato aqui em Saquarema, tanto em quadra como fora dela. São meninas maravilhosas, guerreiras e que lutaram até o fim em busca dos seus objetivos. Somos muito gratos a elas e a todos que colaboraram e acreditaram no nosso trabalho e na construção desta linda história coroada com um belo troféu e a medalha de ouro para Santa Catarina”, afirmam os professores técnicos Graziani de Souza Reis e Marcio Rauber.