Viveiro Bieger aposta no sistema hidropônico de produção

Localizado na Linha Bonito, Saudades, o Viveiro Bieger dedica-se à produção de mudas de flores, espécies ornamentais, frutas e verduras. Mas, pensando em expandir o mercado e inovar na produção de verduras, o viveiro também produz alface pelo sistema hidropônico.

Conforme o proprietário do empreendimento, Claudino Bieger, as mudas produzidas pelo viveiro são revendidas às agropecuárias e diretamente ao consumidor. Já as alfaces hidropônicas são vendidas aos supermercados da região, principalmente Pinhalzinho e Saudades.

“A alface hidropônica é produzida na água, sendo que toda a adubação é distribuída por um sistema que funciona automaticamente. Leva em torno de 28 dias para a alface ficar pronta para entregar para o mercado”, afirma Claudino.

De acordo com Bieger, o viveiro tem capacidade para produção de 2000 mil pés, sendo que a mão de obra é basicamente só da família. Claudino afirma que pensa em ampliar o negócio no futuro. “Hoje temos quatro pessoas que trabalham direto e, eventualmente, contratamos o serviço de outras pessoas, conforme aumenta a demanda”, completa.

O técnico em agropecuária, Jones Mohr, afirma que o sistema hidropônico se sobressai do sistema convencional, pois a produção é mais rápida e rentável. “Num sistema comum, desde a semeadura até o produto final para o consumo, demora em torno de 40 a 42 dias. Outra vantagem é que, no sistema hidropônico, a alface é vendida com a raiz. O consumidor compra esse produto e pode levar para casa, pôr num local com água, e esta alface durará cerca de oito dias”, esclarece.

Jones explica também que o viveiro Bieger está testando a produção orgânica no sistema hidropônico. “Estamos acompanhando e buscando informações, para achar alternativas para o viveiro produzir de forma orgânica também. A Secretaria de Agricultura está dando todo o apoio possível”, conclui.