Secretaria da Saúde recebe dermatoscópio

A Secretaria de Saúde de Saudades recebeu, na semana passada, na SDR de Maravilha, um dermatoscópio, aparelho que permite realizar diagnósticos e exames de pele. Esteve recebendo o aparelho, a enfermeira Marina Lunardi.

De acordo com a profissional, este aparelho vai auxiliar na descoberta de problemas de pele. “O paciente que tiver alguma mancha suspeita vem à unidade e o médico fará uma avaliação. É preenchida uma ficha, que indica a suspeita quanto à mancha e, a partir disso, será agendado o exame com o paciente”, explica Marina.

Os resultados colhidos são encaminhados, online, para Florianópolis, onde uma equipe especializada avaliará os dados. “O resultado demora em torno de 72 horas, revelando a natureza da lesão, se precisa ser encaminhado para o especialista ou se é algo que pode ser tratado na Unidade de Saúde mesmo”, afirma a enfermeira.

Marina lembra aos munícipes que os atendimentos terão início a partir do ano que vem, pois ainda é preciso conversar com os médicos e realizar os ajustes necessários para dar início à realização dos exames. “Vamos, a partir disso, estar agendando os exames, durante um dia da semana”, esclarece.

Conforme a enfermeira, o dermatoscópio trará agilidade nos encaminhamentos dermatológicos. “Muitos casos que não são graves, estaremos evitando encaminhar e, com isso, vamos agilizar nosso trabalho, pois vamos encaminhar apenas os casos que realmente são necessários”, conclui Marina.