Distrito de Juvêncio: administração prevê mais avanços no próximo ano

A administração de Saudades, desde o ano de 2013, vem investindo de forma gradual e eficiente em todos os setores no Distrito de Juvêncio, contemplando em especial, as áreas da Educação, Saúde e Infraestrutura.

Neste sentido, muitos avanços já aconteceram, visando atender cada vez melhor a população da região norte, principal público usuário dos serviços no Distrito. Para 2016, a administração municipal pretende realizar mais obras e melhorias na localidade.

Na quarta-feira (28), o prefeito Daniel Kothe, acompanhado do Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, da Secretária de Educação Zeli Stein, da Coordenadora da Educação Infantil Maitê Stein e do Intendente do Distrito Sadi Bao, estiveram acompanhando as atividades que vêm sendo realizadas.

Secretaria de Infraestrutura

Na Secretaria da Infraestrutura, diversas ações já foram concretizadas, como a instalação da Frota Norte, com um carro leve, um caminhão caçamba e uma retroescavadeira, que ficam permanentemente à disposição das comunidades locais.

Outra ação da Secretaria é o calçamento de duas vias, que está sendo executado. “Estamos atendendo também diversos serviços para as pessoas, como limpeza de terrenos, escavação de fossas e enterros de animais, além de fazer toda a parte de tubulação das ruas que estão sendo calçadas”, explica o Intendente do Distrito, Sadi Bao.

De acordo com ele, outra meta é asfaltar a rua principal do Distrito de Juvêncio. “Vamos tentar fazer muita coisa ainda, de forma planejada, no próximo ano, e uma das metas é fazer o asfaltamento desta via”, completa.

Secretaria da Educação

Uma das principais inovações para o Distrito de Juvêncio no próximo ano, na área da Educação, será a implantação de uma creche na localidade. Durante a visita realizada na quarta-feira, o prefeito Daniel esteve acompanhado da Secretária Zeli e da Coordenadora Maitê, visitando o local onde possivelmente será instalada a creche. Também, foi visitada a escola onde atualmente funciona o pré.

“O Programa Primeiros Passos tem pensado e projetado para 2016 ampliar mais o atendimento no Distrito, pois já realizamos um atendimento na parte da cultura, com aulas de violão e com o cinema. Na área da educação, queremos ampliar também o atendimento, oferecendo a creche aos interessados”, explica a Secretária Zeli Stein.

De acordo com ela, na pré-matrícula, 11 crianças já estão cadastradas para frequentar a creche. “Vamos fazer na semana que vem as matrículas oficiais e, caso mais algum pai queira fazer a matrícula do seu filho, procure a escola no Distrito de Juvêncio, do dia 03 ao dia 06”, completa Zeli.

Secretaria da Saúde

Na Unidade de Saúde do Distrito de Juvêncio, inúmeras melhorias – tanto na estrutura física como no aumento do quadro de profissionais – foram realizadas.

Conforme explica o Secretário de Saúde José Ricardo Ternus, foi ampliado o horário de atendimento médico, bem como foram alocados à unidade mais profissionais das áreas de enfermagem e administrativa.

O Secretário Zé Ricardo sempre vai, às quartas-feiras pela manhã, fazer o atendimento ao público na Unidade de Saúde do Distrito. “Além disso, temos diversas atividades que acontecem aqui. Na última quarta-feira de cada mês, a farmacêutica também faz a entrega dos medicamentos do Estado”, explica o Secretário.

Para o próximo ano, a Secretaria de Saúde deve manter o atendimento com o Secretário, bem como o quadro de profissionais que atualmente atendem a população diretamente no Distrito de Juvêncio.

Prefeito Daniel avalia ações e pontua metas

Conforme o prefeito Daniel Kothe, que também às quartas-feiras faz o atendimento de rotina à população no Distrito de Juvêncio, as conquistas para a região norte já são inúmeras e devem se intensificar em 2016.

“Podemos dizer, com satisfação, que já avançamos de forma significativa no Distrito. Na área da Saúde, temos médico clínico geral atendendo quatro meios-dias por semana; temos médico pediatra e ginecologista uma vez por mês; contratamos enfermeira e auxiliar de enfermagem e temos a Eliane Donhauser Schwertz que é a responsável pela parte administrativa”, afirma o prefeito Daniel.

Além disso, na Unidade de Saúde, são pagos auxílios, feitas as entregas de medicamento e realizados encontros com grupos. “Acredito que, embora a área da saúde esteja com algumas limitações, avançamos de forma bem significativa”, completa Kothe.

Na área de Infraestrutura, o prefeito destaca a criação da Frota Norte e também os trabalhos de melhoria das vias, com calçamento e infraestrutura. “Estamos fazendo a limpeza dos acessos, colocação de tubulação em muitas estradas e ruas, além de manutenção e cascalhamento das estradas gerais. Já concluímos o calçamento de uma rua e estamos trabalhando na colocação de pedras irregulares de mais uma via. Nossa meta é até o final do nosso governo ter 100% das ruas do Distrito pavimentadas com calçamento”, aduz o prefeito Daniel.

Serviços como Bloco de Produtor Rural, Cadastro Ambiental Rural e Cadastro do INCRA também estão sendo feitos, mediante agendamento por parte dos produtores. No Orçamento Participativo, a comunidade já foi contemplada nos dois anos do programa, realizando melhorias nas suas infraestruturas de uso coletivo.

“Para o próximo ano, queremos dar continuidade ao que já vem sendo feito, como o OP. Queremos asfaltar pelo menos uma parte da avenida principal, abrir uma creche para atender também a comunidade do Distrito e vamos continuar com o trabalho de pavimentação. Acredito que o Distrito de Juvêncio já tenha hoje um diferencial em relação ao período quando assumimos o governo e tenho convicção e certeza que vamos avançar ainda mais nos trabalhos na região norte”, conclui o chefe do executivo saudadense.