Deputado Federal Pedro Uczai visita o município

Na última sexta-feira (30), o Deputado Federal Pedro Uczai esteve no município de Saudades, onde visitou o Hospital do município e as obras da Escola Nova que está sendo construída no Loteamento Vitória.

Para o Hospital de Saudades, Uczai destinou R$ 200 mil, que serão utilizados para a compra de equipamentos laboratoriais e para melhoria dos quartos da instituição. Já para a Escola Nova que está em construção, o parlamentar destinou R$ 3,5 milhões. Todos os recursos são provenientes do Governo Federal, da presidente Dilma Rousseff.

Participaram também do encontro, o prefeito Daniel Kothe e esposa Liane, o presidente do Hospital Celito Werlang, o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, a Secretária de Educação Zeli Stein, o Secretário de Administração Rogério Sehnem, a Diretora da Saúde Solani Kappaun, vereador Alécio Jahnke, padre Geraldo Tecchio, além de demais lideranças e colaboradores do Hospital.

De acordo com o presidente do Hospital, Celito Werlang, com os recursos, serão adquiridos cerca de 20 itens para melhoria da instituição. “Para nós, é uma alegria e satisfação recebermos esses recursos, pois poderemos contar com mais modernidade e mais conforto para o trato da saúde. Com parceiros como o Pedro, conseguimos esse somatório para mudar para melhor nosso Hospital”, afirma.

Celito explica ainda que a diretoria do Hospital está desenvolvendo uma campanha junto à comunidade para angariar fundos para executar a troca das janelas da casa de saúde, para posteriormente realizar a pintura. Para o próximo ano, o Hospital deverá lançar um programa para angariar a contribuição de todos os munícipes, com o intuito de manter a estrutura da entidade.

O Deputado Federal Pedro Uczai, que aproveitou a visita ao município para acompanhar o andamento da construção da Escola Nova, falou da importância em se investir também em saúde. “Quando conseguimos mediar, junto ao Governo Federal, recursos que são destinados para cuidar da vida e da saúde das pessoas, quando elas mais precisam, fazendo com que o Hospital consiga se equipar melhor, não há maior emoção e isso traz um sentimento de satisfação, como deputado e como cidadão. Eu tenho priorizado, na minha atuação, o apoio aos municípios, para que a população seja sempre bem atendida”, destacou.

Para o prefeito Daniel Kothe, a área da saúde no município faz parte do conjunto de prioridades assumidas pela atual administração, junto com a educação e a infraestrutura. “Dentro da área da saúde, uma das prioridades é o Hospital. Historicamente, os hospitais têm enfrentado dificuldades, mas graças ao trabalho dos parlamentares, do Governo Estadual e do Governo Federal, nós temos visto gradativamente que esta demanda tem sido cada vez mais atendida”, disse.

Conforme Kothe, os recursos são fruto de uma preocupação do parlamentar Pedro Uczai com o tema da saúde. “Poderíamos usar esse recurso para outras áreas, mas acredito que estas áreas não são tão prioritárias como a saúde. Quem já usou dessa casa, sabe da importância de termos um Hospital bem equipado, com uma boa estrutura, enfim, um ambiente para que seja feito o tratamento das pessoas acometidas por alguma doença. Neste sentido, estamos muito felizes por este recurso e queremos agradecer ao Deputado Pedro, ao Ministério da Saúde e à presidente Dilma e, se continuarmos trabalhando com prioridades, vamos conquistar muitas coisas boas para o nosso município”, concluiu o prefeito.