Vigilância Sanitária mantém alerta para cuidados com a Dengue

Com o inicio da época de calor e com a alta incidência de chuvas, aliados à ocorrência de um inverno ameno, o aumento na população de mosquitos é visível na região, Saudades também já sente isso.

Assim, nesta etapa e principalmente agora, nesta época de Finados, ações simples para a prevenção de mosquitos, principalmente os vetores da Dengue, Zica Vírus e Febre Chikungunya são necessárias, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação.

Desta forma, a população deve ajudar a eliminar os lugares que os mosquitos escolhem para a reprodução, ou seja, lugares com água parada. “A regra básica é não deixar água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente, indiferente da quantidade”, explica a Fiscal da Vigilância Sanitária, Varnise Kipper.

Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. “Para termos uma ideia, em 45 dias de vida de um mosquito, ele pode contaminar até 300 pessoas. Se estiver infectado, ele pode disseminar a doença para estas pessoas”, aduz Varnise.

Assim, a Vigilância Sanitária pede a todas as pessoas para que não levem ao cemitério vasos de flores embalados em plásticos, pois nos plásticos se acumula muita água. Em 05 dias, os ovos já eclodem e as larvas se desenvolvem neste local. “O ideal é levar os vasos sem os plásticos, ou então furar ele; observar que os vasos de flores não tenham pratinhos que acumulem água, e que os vasos estejam preenchidos de areia, terra ou pedras até a borda, para que não acumulem água, pois muitas pessoas levam vasos de flores com apenas um pouquinho de areia, e na parte que não tem nada se acumula água, formando um local propício para o mosquito colocar os ovo”, destaca Varnise.

Todos devem lembrar ainda que cada pessoa tem o dever de, após o Dia de Finados, ir até o cemitério e limpar os túmulos de seus entes queridos, retirando lixo, plásticos, vasos de plantas e outros recipientes que possam acumular água. “Se a população não ajudar a eliminar esses locais, não adiantará reclamar que há muitos mosquitos na cidade, pois não existe veneno para isso e nem vacina para a Dengue, Febre Chikungunya ou Zica Vírus. A única saída é evitar água parada. E a responsabilidade não é de um órgão, mas de todos os munícipes, de toda a população”, completa Varnise.

Já nas residências, a dica é manter recipientes como caixas d’água, barris, tambores, tanques e cisternas, devidamente fechados, e não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

O ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até um ano no ambiente, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco; e quando a área recebe água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

“A Dengue, Febre Chikungunya e Zica Vírus são uma realidade em nosso município, e a ajuda de todos é necessária para eliminarmos os vetores destas doenças”, conclui a Fiscal da Vigilância Sanitária.