Saudades registra mais um foco do Aedes Aegypti

Em forma de alerta, a Secretaria de Saúde faz um comunicado a toda a população saudadense, pois o município foi acometido por mais um foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, fazendo-se necessário realizar todos os cuidados nas casas e terrenos.

Estes cuidados já são, muitas vezes, cobrados pelos Agentes de Saúde. “Precisamos da ajuda de todos e que todas as famílias se preocupem com a Dengue, porque se tivermos um surto da doença, não teremos condições de tratar”, alerta a enfermeira Fabiane Lasch.

A profissional explica que é necessário que as pessoas eliminem toda a agua parada, em garrafas, baldes, ralos, calhas, pratos de flores, retirem as bromélias, nos túmulos dos seus entes queridos no cemitério, retirem todos os vasos de flores que possam acumular agua, além de ter um cuidado especial com as cisternas, também todo e qualquer lixo jogados nos terrenos baldios, pneus, vasilhas de água dos cães e pássaros, que devem ser lavadas e trocadas diariamente.

Nas geladeiras frost free, com prato de coleta de agua na parte posterior, deve-se retirar a agua acumulada. “Se cada um fizer a sua parte, todos teremos uma ótima saúde e estaremos livres da Dengue, da Febre Chikungunya, e também da doença Zika, todas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti”, completa Fabiane.

Conforme explica o Secretário da Saúde, José Ricardo Ternus, o tempo chuvoso e com altas temperaturas tem facilitado a proliferação do mosquito. “Temos que ter um cuidado dobrado. Não podemos deixar nada que acumule água parada. Se tiver um mosquito contaminado, teremos um problema seríssimo, pois a saúde pública da região não está preparada para combater uma epidemia de Dengue”, conclui.