Outubro Rosa x Novembro Azul: Palestra abordará a saúde do casal

Nos meses de outubro e novembro, a Secretaria da Saúde de Saudades vem promovendo uma série de ações, reunindo o público feminino e masculino do município, com foco sempre na prevenção das doenças.

No dia 28 de novembro (sábado), fechando a programação alusiva às campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul, a Secretaria promoverá a palestra com o tema “A saúde do casal”. O evento acontece na Sede do Grupo de Idosos Nossa Senhora do Bom Conselho, a partir das 15 horas, tendo como palestrante o médico oncologista Marcelo Moreno, de Chapecó.

De acordo com o Secretário da Saúde, José Ricardo Ternus, o surgimento de vários casos de cânceres tem preocupado a secretaria. “Nós gostaríamos de chamar a atenção que esta palestra é para o homem e para a mulher. Estamos contemplando o Outubro Rosa e o Novembro Azul num evento só. Fica o convite para toda a comunidade participar, pois é sempre bom ter informações e esta é uma oportunidade rara”, afirma.

Brucelose também será tema de palestra

Já nesta sexta-feira (20), a Secretaria da Saúde promove, em parceria com a Secretaria de Agricultura, uma palestra abordando sobre o tema da brucelose. O evento acontece no Clube XV de Novembro, a partir das 14 horas.

Estarão realizando a palestra, o médico veterinário da Cidasc Ivan Ulsenheimer e a Enfermeira Kelen de Oliveira  – Técnica da Gerencia de Saúde da Regional de Chapecó – Setor de Zoonoses.

“Temos diversos focos de brucelose bovina no município e temos também casos de brucelose humana. Por isso vamos fazer este trabalho conjunto entre as secretarias. Convidamos todos os munícipes para participarem, buscando informações, para saber o que fazer para evitar uma epidemia de brucelose nas pessoas e nos bovinos”, destaca.

A doença, considerada uma zoonose, pode ser transmitida ao ser humano, gerando um sério problema de saúde; nas propriedades, a brucelose bovina afeta a economia, pois os animais infectados precisam ser sacrificados e descartados. “Precisamos ter muito cuidado com isso e por este motivo, reforçamos o convite para as pessoas participarem desta palestra”, conclui Zé Ricardo.