Palestra sobre “A saúde do casal” reúne grande público e encerra atividades do Outubro Rosa e do Novembro Azul

Aconteceu no sábado (28), no centro de convivência dos idosos Nossa Senhora do Bom Conselho, a palestra de encerramento das atividades alusivas ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul no município de Saudades. A atividade foi promovida pela Secretaria da Saúde e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Com o tema “A saúde do casal”, a palestra, proferida pelo oncologista Marcelo Moreno, atraiu grande número de pessoas, que aproveitaram a oportunidade para informarem-se sobre o câncer e formas de prevenção à doença.

Estiveram presentes, o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), a presidente da Câmara de Vereadores Marilise Warmling, o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, colaboradores da Secretaria da Saúde e membros do Nasf.

Conforme explicou o médico Marcelo Moreno, além da prevenção secundária, como os exames de rotina, é imprescindível que as pessoas pratiquem atividades voltadas à prevenção primária, como manter uma alimentação saudável, fazer exercícios e manter ações voltadas à qualidade de vida.

De acordo com Moreno, sempre é melhor prevenir do que remediar qualquer doença. “Fatores genéticos e hereditários podem contribuir com o surgimento do câncer, mas são casos esporádicos. A grande maioria da formação de cânceres está relacionada com a qualidade de vida do indivíduo”, destacou o oncologista.

Para o Secretário José Ricardo Ternus, a palestra foi importante, à medida que levou diversas informações à comunidade. “Moramos numa região do Brasil onde a incidência de câncer ainda é grande. Por isso, achamos importante fazer essa palestra, para levar informações, principalmente para fazer a prevenção, que é a principal missão da saúde pública”, resumiu.

O vice-prefeito Sadan também disse da importância da ação, pois o câncer ainda é uma doença que gera preocupação ao indivíduo e aos familiares. “Agradecemos ao palestrante, o doutor Marcelo Moreno e também ao público presente, pois com essas ações, buscamos qualidade de vida à comunidade. Temos o anseio, dentro da administração, em primar pelas pessoas e fazer o melhor pelos munícipes, e trabalhos que venham a prevenir e evitar sofrimentos sempre são importantes”, concluiu Sadan.