Conselheiras Tutelares eleitas participam de curso de formação

A Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios) realizou, entre os dias 30 de novembro a 2 de dezembro, um Curso de Formação de Conselheiros Tutelares, com o tema: Desafios Práticos e Teóricos.

Participaram do curso, representando o município de Saudades, as conselheiras tutelares eleitas – Edeltraut Hackenhaar, Marlene Konzen, Elisiane Rintzel, Rejane Fischer e Marli Caprine Gralow.

De acordo com a Secretária de Assistência Social de Saudades, Giley Veiga, a finalidade deste evento foi proporcionar a capacitação para a prática social dos Conselheiros Tutelares eleitos este ano. O início do mandato está previsto para o dia 10 de janeiro de 2016, indo até o dia a 9 de janeiro de 2020, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as normativas do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).

O curso contou com a participação de aproximadamente 90 pessoas, tendo como palestrante a Senhora Deise Farias, graduanda em Serviço Social, conselheira tutelar de Florianópolis por duas oportunidades, tendo experiência na área do Sistema de Garantia de Direitos com ênfase no Direito da Criança e do Adolescente, sobretudo na temática Conselho Tutelar e medida de proteção.

“A administração municipal de Saudades, por meio da Secretaria de Assistência Social, ofereceu esta capacitação, promovida pela Amerios, às conselheiras tutelares que vão assumir no próximo ano, com a preocupação de que estas profissionais já iniciem seus trabalhos com uma melhor base de conhecimentos na área em que irão atuar”, conclui a Secretária Giley.