Domésticas de Saudades realizam encontro

Na noite da quinta-feira (03), um grupo de mulheres, que trabalham como domésticas em Saudades, promoveram um encontro, com o objetivo de discutir a criação de uma associação da classe no município.

Participaram da reunião, o prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), presidente da Câmara de Vereadores Marilise Warmling e cerca de 11 mulheres que trabalham neste segmento.

De acordo com Verci Thiel Kessler, organizadora do grupo, o intuito é criar uma associação, para que as mulheres que trabalham como domésticas tenham um momento de diversão. “O objetivo é trazer estas mulheres para que elas tenham um encontro de confraternização. Algumas nunca saíram de Saudades e é pra isso que queremos nos reunir, para que todas nós possamos fazer algo diferente”, afirmou.

O grupo, de acordo com Verci, é de livre adesão a todas as mulheres que trabalham como domésticas. A profissão, uma das mais antigas no país, teve no ano de 2013 sua regulamentação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com garantia de direitos às verbas trabalhistas, sendo o Projeto de Lei apresentado, à época, pela então Deputada Federal catarinense Luci Choinacki.

Conforme explica o prefeito Daniel Kothe, o poder público municipal se fez presente para explicar às domésticas como funciona uma associação, além de discutir assuntos de interesse da classe. “Foi um momento muito importante e, com o objetivo que estas mulheres têm, em criar um espaço para se encontrar e conversar sobre sua situação profissional e também para organizar algumas atividades de lazer, tenho certeza que elas vão conseguir seu objetivo”, destacou.

Na oportunidade, Kothe colocou a administração municipal à disposição do grupo, para auxiliar no fortalecimento da organização. “Queremos parabenizar a todas e dizer que a administração municipal estará sempre junta para auxiliar no que for possível”, concluiu o chefe do executivo.