CMDCA realiza última reunião do ano

Na manhã de quarta-feira (09), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Saudades esteve reunido, na prefeitura municipal, onde aconteceu a última reunião do ano deste órgão.

Sob a coordenação do presidente do CMDCA, Gerson Fröhlich, os conselheiros fizeram uma retrospectiva das atividades realizadas neste ano e um prognóstico para 2016. O conselho é composto por membros do poder público e da sociedade civil.

Conforme destaca Gerson, uma das principais atividades deste ano foi a eleição dos novos membros do Conselho Tutelar, que ocorreu em outubro, em todo o país. “Vamos ter a posse destes novos conselheiros no dia 10 de janeiro, com local e horário ainda a serem definidos”, frisa.

Os novos conselheiros tutelares participaram, em dezembro, de uma capacitação, promovida pela Amerios, em Maravilha; já os representantes do CMDCA também participaram de um curso, realizado no mês de novembro.

Outro ponto importante discutido foi o Fundo para Infância e Adolescência (FIA), que tem por objetivo captar e aplicar recursos destinados às ações de atendimento à criança e ao adolescente. As ações destinam-se a programas de proteção especial à criança e ao adolescente expostos à situação de risco pessoal e social e, excepcionalmente, a projetos de assistência social para crianças e adolescentes que delas necessitem, a serem realizados em caráter supletivo.

Gerson explica que as pessoas interessadas podem destinar sua restituição do Imposto de Renda para o fundo, bastando para isso fazer a solicitação ao contador. “A conta está aberta e quem tiver interesse, nas próximas declarações, pode se informar e fazer o depósito”, completa Gerson.

Para o presidente do CMDCA, o conselho atua de forma constante, principalmente junto às famílias. “Trabalhamos com direitos das crianças e adolescentes e, por isso, nosso trabalho não pode ter muita publicidade. Não temos muitos problemas em nosso município e isso mostra que somos organizados e as famílias ainda conseguem educar seus filhos”, concluiu Gerson, que agradeceu os atuais conselheiros tutelares e desejou sucesso aos que irão assumir.