Conselheiros Tutelares eleitos em Saudades são empossados

Foi realizada no domingo (10), a cerimônia de diplomação e posse dos conselheiros tutelares eleitos em Saudades, para o mandato de 2016 a 2020. O ato foi realizado às 09 horas, tendo como local a Câmara de Vereadores do município.

Estiveram presentes, o prefeito em exercício Osmar Prestes (Sadan), a presidente do legislativo Marilise Warmling, a Secretária de Assistência Social Giley Veiga, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Gerson Fröhlich, vereadores Clério dos Santos, Nestor Hickmann e Osmundo Schuh, além de conselheiros eleitos e suplentes, familiares e comunidade em geral.

No ano de 2015, foram realizadas as eleições unificadas para a escolha dos conselheiros tutelares em todo o Brasil, sendo que Saudades também escolheu seus representantes, por meio de voto secreto e direto. Os cinco candidatos mais votados foram empossados para o cargo, enquanto que os cinco subsequentes receberam seus diplomas, ficando na condição de suplência.

Os conselheiros tutelares efetivos empossados foram:

1º) Edeltraut Hackenhaar, com 206 votos;

2º) Marlene Konzen, com 158 votos;

3º) Elisiane Rintzel, com 147 votos;

4º) Rejane Fischer, com 138 votos;

5º) Marli C. Gralow, com 135 votos;

Como conselheiros tutelares suplentes, ficaram:

6º) Soraia Lara, com 119 votos;

7º) Liane Bieger, com 102 votos;

8º) Simone Menzel, com 101 votos;

9º) João Pritsch, com 85 votos; e

10º) Eloise K. Hoss, com 66 votos.

Em sua fala, a Secretária de Assistência Social, Giley Veiga, agradeceu o empenho e dedicação dos conselheiros que atuaram nos últimos quatro anos e que deixaram sua função. “Com certeza, eles contribuíram muito com o nosso município. Queremos dizer aos novos conselheiros que eles terão uma árdua tarefa, com muitas responsabilidades, mas com certeza vão estar aprendendo muito com esse novo trabalho”, destacou.

A presidente da Câmara de Vereadores, Marilise Warmling, parabenizou aos conselheiros que estão assumindo seu trabalho, também destacando os trabalhos já realizados pelos antigos membros. “O trabalho do Conselho Tutelar é zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, e esperamos que eles desenvolvam essa missão de forma muito responsável e compromissada, pois entendemos que este órgão é um braço junto à comunidade, alguém que vem a contribuir com as famílias, para superar os desafios presentes hoje dentro da nossa sociedade”, disse.

O prefeito em exercício Osmar Prestes (Sadan), disse do momento importante que foi a posse dos novos conselheiros, desejando as boas-vindas aos mesmos e agradecendo a dedicação dos que deixaram o cargo. “Essa foi uma eleição diferenciada, onde a população pôde escolher seus conselheiros tutelares, que exercem uma função muito importante dentro da sociedade, para a construção de uma Saudades melhor, pois eles têm a missão de proteger as crianças e adolescentes. Somos um povo ordeiro e trabalhador, mas nem por isso deixamos de ter problemas e é essencial o acompanhamento do Conselho Tutelar, aconselhando as famílias e buscando o melhor para todos”, concluiu Sadan.