Construção das casas aos atingidos pela inundação tem início

Iniciou na terça-feira (12), a construção das casas destinadas pela Defesa Civil do Estado às famílias atingidas pela inundação ocorrida no mês de julho, em Saudades. Ao todo, serão 12 unidades construídas.

Acompanharam os trabalhos, durante esta semana, o prefeito em exercício Osmar Prestes (Sadan), o Assessor de Planejamento e Gestão Administrativa Alexandre Schuh, o Coordenador Regional da Defesa Civil de Maravilha Rogério Gollin e o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, além de outros colaboradores da Administração Municipal.

O encontro com as famílias interessadas em serem beneficiadas pelo sistema desenvolvido pela Defesa Civil para a construção das unidades habitacionais havia sido realizado no mês de setembro do ano passado. Na oportunidade, foram repassadas informações aos interessados, sendo que as famílias que se encaixaram nos pré-requisitos legais serão contempladas pela ação.

De acordo com o Assessor de Planejamento, Alexandre Schuh, esta primeira parte consiste na construção da base das casas, onde posteriormente as mesmas serão montadas. Os trabalhos iniciaram na Avenida Beira Rio. “A previsão é de que até o final da semana que vem já estejam prontas todas as bases. Assim que isso estiver pronto, começa a segunda etapa, que é a montagem das casas”, afirma.

Schuh comenta que a previsão é de que em 30 dias a construção e montagem das casas sejam concluídas. “Assim que estiverem prontas, imediatamente serão liberadas para os moradores”, resume. As casas, pré-fabricadas, são feitas em aço, tendo tamanho de 40 m², composta por dois quartos, banheiro, sala e cozinha conjugadas. “São casas térmicas, que vão servir com certeza muito bem para o abrigo das pessoas”, conclui Alexandre.

Para o prefeito em exercício Sadan, esta é mais uma ação de recuperação pós-inundação, fruto do esforço da Administração Municipal, com a parceria dos governos Estadual e Federal. “Toda a equipe teve um esforço muito grande, para que as coisas andassem o mais rápido possível e os moradores que foram atingidos, principalmente quem perdeu sua casa, tenha a oportunidade de ter algo construído num curto espaço de tempo”, afirmou.

Sadan destaca ainda que, apesar do desastre ocorrido no ano passado, a recuperação do município está acontecendo gradativamente. “Isso nos dá a certeza de que estamos fazendo nossa parte. Estamos empenhados e dedicados para que consigamos o maior número de benefícios dos demais entes federados e para atender ao maior número de pessoas atingidas”, concluiu.