Comunidades e bairros assinam convênios do OP 2016

Foram assinados na sexta-feira (15), no Clube XV de Novembro, os convênios do Orçamento Participativo para o ano de 2016. Participaram do ato, representantes das 28 comunidades e bairros beneficiados.

A solenidade teve início às 14 horas, contando com a presença do prefeito em exercício Osmar Prestes (Sadan), a presidente do Legislativo Marilise Warmling, vereadores Alécio Jahnke, Osmundo Schuh e Vilmo Höhn, Secretários Jacinto Kreutz (Agricultura), Giley Veiga (Assistência Social), Zeli Stein (Educação), Assessor de Planejamento Alexandre Schuh, assessora jurídica Juliana de Oliveira, auditor de controle interno Elói Hoss, conselheiros do OP e colaboradores da Administração Municipal.

Para o vereador e conselheiro do OP, Osmundo Schuh, este é um importante programa, pois fomenta não só o desenvolvimento econômico das comunidades, mas também a organização. “O maior crescimento que se nota nas comunidades é o diálogo que está acontecendo, onde se discute o que é mais necessário para se fazer dentro das comunidades”, disse.

A presidente da Câmara de Vereadores, Marilise Warmling, parabenizou as comunidades que, de forma muito responsável, estão aplicando os recursos públicos. “Que todos possam novamente, em 2016, estar fazendo o bom uso desse recurso público, que é o que queremos com este projeto tão importante para todas as comunidades, onde não se distingue uma da outra, mas todas recebem o valor exatamente igual, e agora também, ampliando o Orçamento Participativo para os bairros da nossa cidade para que possam se organizar para usufruir desse dinheiro público, melhorando as suas estruturas”, aduziu.

O prefeito em exercício Sadan, em sua fala, afirmou que o OP já é um programa efetivo no município, que deu certo graças à colaboração da comunidade. “Conseguimos vários objetivos dentro desse programa. Primeiro, o entendimento de que uma comunidade se constrói com todas as pessoas, trabalhando em prol de algo comum, que se chama comunidade. Outro grande objetivo é de que essas pessoas participem do processo de democracia e construção do nosso município, que também está sendo alcançado”, pontuou.

Saudadenses destacam importância do OP

Neste ano, uma das principais inovações do Orçamento Participativo foi a inclusão dos bairros da cidade, com sede organizada, no programa.

Para a moradora do Bairro Morada do Sol, Erenice Badia, o recurso que será destinado ao bairro será de fundamental importância para melhorar a infraestrutura da associação. “Eu acredito que este é um programa de suma importância. Vamos investir na compra de bancos, mesas, geladeira e fogão, para melhorar este espaço, onde nos reunimos como moradores”, destacou

Também o morador da Linha Alto Solteiro, Edgar Stein, acredita que o OP é um programa que deve ter continuidade. “Este é um dos programas mais importantes, dentre tantos outros, criados pela administração municipal, pois atinge todas as comunidades, desde as mais pequenas até as maiores, dando oportunidade para que todos possam melhorar cada vez mais as estruturas de seus salões comunitários. Esse recurso representa o valor de uma festa que a comunidade faz e que vem de graça, para que as comunidades façam suas melhorias”, disse.

– Contemplados para o mês de Fevereiro de 2016:

a) Bairro Morada do Sol;

b) Linha Araçazinho;

c) Linha Guabiroba;

d) Linha Jacutinga;

e) Linha Tigres.

Contemplados para o mês de Março de 2016:

a) Linha Bonito (Flamengo);

b) Linha Fátima;

c) Linha Solteiro;

d) Bairro Boa Vista;

e) Bairro Palmeiras.

– Contemplados para o mês de Abril de 2016:

a) Linha Santa Catarina;

b) Linha Nossa Senhora Aparecida;

c) Linha Santo Afonso;

d) Linha Lageado Pedro;

e) Linha São Carlos

– Contemplados para o mês de Maio de 2016:

a) Linha Jacutinga Alta;

b) Linha Taipas;

c) Linha Jabuticaba;

d) Linha São Luiz;

e) Linha Itapé.

– Contemplados para o mês de Junho de 2016:

a) Linha Coxilha;

b) Linha Alto Maipú;

c) Distrito de Juvêncio;

d) Linha Santo Antão;

e) Linha Alto Solteiro.

– Contemplados para o mês de Julho de 2016:

a) Linha Cruzeiro;

b) Linha Santa Teresinha;