Secretaria da Saúde promove reunião com ACS

Na manhã de segunda-feira (08), a Secretaria de Saúde de Saudades promoveu, na Câmara de Vereadores, encontro com os Agentes Comunitários de Saúde do município, dando continuidade às ações para o ano de 2016 no setor.

A reunião contou com a participação do Secretário de Saúde José Ricardo Ternus e da enfermeira Fabiane Lasch. Na oportunidade, a química Cláudia Schuh Both, responsável pelo monitoramento na qualidade de água distribuída pelo Samae, falou sobre a importância da cloração da água para consumo. Também, o Secretário José Ricardo e a enfermeira Fabiane falaram sobre a necessidade dos cuidados com o mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com a química Cláudia, é fundamental a aplicação do cloro na água, pois o mesmo elimina coliformes ou outros materiais estranhos. “Em qualquer poço, mesmo em poços rasos, é preciso que haja cloração, pois isso é inclusive lei. Com essa conversa com os Agentes de Saúde, a ideia é transmitir conhecimentos às famílias, sobre a importância de fazer esse processo, para que a água para consumo tenha mais qualidade para as pessoas”, disse.

O Secretário José Ricardo, por sua vez, falou sobre as ações que serão desenvolvidas para o combate ao mosquito Aedes Aegypti. “Estamos tendo na nossa cidade o problema com o mosquito que transmite a dengue. Ele ainda não está contaminado, mas já está presente em nossa cidade”, destacou.

Conforme Zé Ricardo, é importante que todas as pessoas se engajem na luta contra o Aedes Aegypti, que transmite além da Dengue, a febre Chikungunya e o Zika vírus. “Só temos um jeito para evitar uma epidemia, que é acabar com os criadouros do mosquito. O mosquito não se reproduz se não houver água parada. A prevenção, como em outros casos, é sempre o melhor remédio. Todos têm a obrigação de fazer a sua parte para ajudar a cuidar da saúde e para termos vida com qualidade”, concluiu o Secretário.