Saudades está em alerta contra a Dengue!

Na sexta-feira (05), a Secretaria de Saúde de Saudades, por meio do setor de Vigilância Sanitária e com o auxílio dos Agentes Comunitários de Saúde, realizaram um trabalho de vistorias nas residências do centro do município.

O trabalho a campo foi feito devido a um foco do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti, encontrado em uma das armadilhas espalhadas pela cidade. “Quando encontramos um foco desse mosquito, que pode transmitir Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, é necessário que façamos uma varredura num raio de 300 metros, a fim de encontrarmos possíveis locais com água parada. Quando encontramos um local com água parada, coletamos as larvas e mandamos para análise”, destacou Varnise Kipper, responsável pelo Setor de Vigilância Sanitária.  

O objetivo principal é eliminar os criadouros do mosquito. “Coletamos diversas amostras que serão enviadas para análise, e até no máximo quinta-feira, teremos um resultado, que esperamos ser negativo para o mosquito Aedes Aegypti”, ponderou Varnise.

Caso o resultado seja positivo, será necessário aumentar o trabalho, realizando varreduras em outros locais da cidade. “A nossa preocupação hoje, aqui em Saudades, é que possuímos o mosquito Aedes Aegypti novamente em nossa cidade e também, infelizmente, já possuímos pessoas acometidas com a Dengue. Todos os casos são oriundos de fora, porém, caso o mosquito pique uma pessoa doente, ele será um transmissor ativo”, explicou a responsável pela Vigilância Sanitária.

Portanto, a Secretaria de Saúde alerta para que todas as pessoas façam a sua parte, verificando suas casas, terrenos e empresas, e que estejam urgentemente eliminando os criadouros de água parada. É importante verificar calhas, ralos desativados, cisternas, flores, enfim, qualquer objeto que possa acumular água. “Somente com a união de todos combateremos este mosquito. O problema é de todos e unidos teremos a solução”, conclui Varnise.