Fumigação será utilizada no combate à Dengue no município

Terá início na próxima semana, na quinta-feira (18), os trabalhos de dedetização – por meio de fumigação – das bocas de lobo, dutos, fontes e cemitérios no município de Saudades. A ação será viabilizada pela Secretaria da Saúde, através do Setor de Vigilância Sanitária. O serviço será executado pela Dedetizadora Catarinense.

A fumigação será usada no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Saudades já tem 05 casos confirmados e outros 13 suspeitos de Dengue (informações atualizadas até 10/02/2016).

Conforme o representante da Dedetizadora Catarinense, Eduardo Grassi, na quinta-feira, a partir das 07 horas da manhã, uma equipe estará na cidade, para efetuar a fumigação; inicialmente, todas as bocas de lobo serão cobertas com lonas e areia e, em seguida, a equipe passa com uma máquina, soltando o veneno dentro das tubulações subterrâneas.

“Esse veneno vai sair em forma de fumaça, que não é tóxica às pessoas e nem ao meio-ambiente. Vai apenas acabar com insetos rasteiros e voadores e, principalmente, com o mosquito da Dengue, que é o principal problema hoje para a população”, destaca Grassi. O veneno serve para eliminar os possíveis focos do vetor, sendo que Saudades já registrou dois focos do Aedes aegypti.

Eduardo alerta à população que deseja fazer a dedetização em suas casas, que a empresa estará realizando o trabalho por um preço acessível. “A prefeitura já está fazendo sua parte. É importante que a população também faça, eliminando locais onde o mosquito possa colocar seus ovos. Hoje, sofremos a nível nacional com a Dengue e também a nível estadual e municipal. Por isso, pedimos que população fique alerta e mantenha suas residências e terrenos limpos”, concluiu.