Laboratório do CIDIPA voltará a operar em março

O laboratório que presta serviços ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento, Inspeção e Comercialização de Produtos Agropecuários (CIDIPA) e também realiza as análises de água para o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) em Saudades, deve retomar suas atividades no mês de março.

De acordo com o Secretário de Agricultura Jacinto Kreutz, o laboratório é de suma importância tanto para os munícipes que residem no perímetro urbano quanto para os moradores do meio rural, garantindo que a água que é consumida pela população tenha qualidade.

“Com certeza, este é mais um serviço que a Secretaria de Agricultura e a Administração Municipal estão prestando aos nossos munícipes”, destaca Jacinto. Conforme o Secretário, os danos decorrentes da inundação foram de elevada monta, danificando equipamentos e estrutura física do laboratório.

Nos últimos dias, foram feitos os reparos das máquinas e equipamentos usados para as análises, bem como a reforma da estrutura física do laboratório. “Foi feito um trabalho intenso de recuperação junto com o SAMAE, que é parceiro dessa ação e, ao mesmo tempo, recuperamos todas as instalações da Secretaria da Agricultura, pois nosso objetivo é sempre atender bem quem nos procura”, completou.

Foi construída ainda uma sala anexa ao laboratório, onde a química responsável pelas análises irá receber os materiais. Num trabalho em conjunto, a Cidasc e a Epagri também recuperaram seus espaços de atendimento ao público. “A previsão é de que a partir de março o atendimento normalize. Lembramos também que a Cidasc já está voltando a sua sala tradicional, contando inclusive com mais um profissional, que vai atuar na questão da sanidade do rebanho de Saudades”, concluiu Kreutz.