Casas modulares devem ser entregues aos mutuários nos próximos dias

Teve continuidade nesta semana, a construção das 11 casas que serão destinadas às famílias atingidas pela inundação, ocorrida no mês de julho, no município de Saudades. Na quarta-feira (16), o Diretor Industrial da empresa Fischer, responsável pelo desenvolvimento e fabricação das unidades modulares, Norival Fischer, e o responsável pela Construtora WDD, executora dos serviços, Vagner Dallabrida estiveram visitando o município, sendo recebidos pelo prefeito Daniel Kothe e pelo Assessor de Planejamento Alexandre Schuh. O Coordenador Regional da Defesa Civil de Maravilha Rogério Gollin também esteve acompanhando as obras.

Os trabalhos de construção das casas já estão adiantados, sendo que muitas unidades já estão montadas, faltando apenas as instalações elétrica e hidráulica. Os representantes das empresas e do poder público estiveram vistoriando as unidades habitacionais já construídas.

De acordo com o Assessor de Planejamento, Alexandre Schuh, o produto utilizado na construção das casas é de alta qualidade, garantindo segurança às famílias. “As obras estão em ritmo acelerado para que, assim que forem concluídas, as unidades sejam entregues aos mutuários, onde faremos a inauguração com a presença das autoridades estaduais e municipais”, destacou.

Alexandre se disse otimista com os trabalhos, sendo a agilidade na construção das casas uma das vantagens deste sistema. “Outro ponto positivo é o conforto que estas casas trarão aos moradores, já que elas são, além de resistentes, térmicas, sendo que no inverno a temperatura interna fica aquecida e no verão se mantém mais baixa. Não são casas grandes, mas são bonitas e confortáveis. Todos com quem conversamos até agora estão muito contentes”, completou Schuh.

Para o prefeito Daniel Kothe, a concretização deste trabalho é fruto de muito esforço na busca de recursos, principalmente para a reconstrução dos estragos causados pela inundação. Kothe destaca ainda que a seleção das famílias obedeceu aos critérios estabelecidos pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. “Nós fomos solicitados e auxiliamos na parte de documentação. Possivelmente, teríamos mais famílias com esta necessidade, mas para este momento, foram aprovadas estas casas que estão sendo construídas”, disse.

O investimento, de acordo com Kothe, está sendo bastante significativo, uma vez que a Defesa Civil vem sendo parceira em outras obras importantes como esta, como é o caso da construção da ponte na Linha Santa Catarina, conclusa ainda na quarta-feira. “Uma das situações que conseguimos avançar foi a construção das residências. A Defesa Civil está aportando os recursos para a construção das casas, numa parceria com o município, que fez a parte de terraplenagem e outros serviços complementares. Este é um projeto padrão, mas, para quem está sem onde morar, essa casa vai fazer a diferença para as famílias, principalmente para sua segurança”, concluiu o prefeito.