Município segue em combate à Dengue

A Secretaria da Saúde de Saudades, por meio do Setor de Vigilância Sanitária, segue firme no combate à Dengue no município. Diversas ações estão sendo realizadas, sempre com foco na prevenção e também na eliminação do vetor da doença, o mosquito Aedes aegypti.

Segundo dados do Setor de Vigilância Sanitária, atualmente Saudades possui, em relação à Dengue:

– 10 casos positivos;

– 14 casos negativos;

– 12 casos descartados clinicamente;

– 28 ainda sem resultado.

Isso totaliza, até o momento, 64 casos, sendo que dos 28 casos sem resultado, 16 são casos novos, registrados desde a semana do dia 07 de março até esta quarta-feira, dia 16. “Queremos informar a todas as pessoas, para que mantenham os mesmos cuidados com os vetores da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, eliminando locais que possam acumular água parada, acabando assim os possíveis criadouros do Aedes aegypti”, destaca Varnise Kipper, responsável pela Vigilância Sanitária.

De acordo com ela, mais uma vez foi verificada, durante as visitas semanais, que há a presença de grande quantidade de mosquitos na cidade, pois ainda foram coletadas diversas larvas nas armadilhas espalhadas pelo perímetro urbano. “Verificamos que, durante a semana passada e nesta semana, 16 casos novos, ainda não confirmados, deram entrada aqui na Unidade de Saúde. Pedimos que todos se protejam, usando roupas compridas quando se deslocarem para áreas infestadas, usando corretamente o repelente, passando em todo o corpo, protegendo também suas residências e eliminando locais com água parada”, completou Varnise.

Uma das principais preocupações da Secretaria da Saúde é que já existem casos autóctones de Dengue em Saudades, ou seja, a doença foi contraída no município, o que faz com que os cuidados sejam redobrados. Além dos 02 casos autóctones confirmados, outros 03 estão sob suspeita.