Produtores têm até o dia 05 de maio para fazerem o CAR

Os produtores que ainda não fizeram o Cadastro Ambiental Rural (CAR) têm prazo até o dia 05 de maio para emitir o documento. A Secretaria de Agricultura de Saudades vem fazendo o cadastro gratuitamente aos produtores do município, mediante agendamento prévio.

De acordo com o Técnico em Agropecuária Jones Mohr, responsável pela realização do CAR, este é um cadastro obrigatório, exigido pelo Ministério do Meio Ambiente. “Nós estamos fazendo ele de forma gratuita, sendo que várias matrículas já foram regularizadas. Existem ainda algumas pendências, e é importante que os proprietários procurem a Secretaria com antecedência”, destaca.

Os documentos necessários para o CAR são a Certidão do Imóvel, os Documentos Pessoais do(s) Proprietário(s) e o CCIR. Como o procedimento leva em torno de 30 minutos, é importante que os agricultores não deixem para procurar a Secretaria nos últimos dias, sob o risco de terem de se dirigir a um órgão particular para confecção do CAR.

“Para qualquer transferência de terra, para registrar escritura pública do imóvel, já é obrigatório o CAR. Acredito que para o próximo Plano Safra, se o agricultor necessitar de um financiamento, os bancos passarão a exigir também esse documento”, esclarece Jones. O procedimento para fazer o CAR é totalmente on line. O documento é enviado para o Ministério do Meio Ambiente, sendo emitido no ato o recibo para o proprietário do imóvel.

Jones diz que, em Saudades, cerca de 80% das propriedades já estão com o CAR devidamente regularizado. Em torno de 300 propriedades ainda não fizeram o cadastro. “Por isso, mais uma vez, pedimos que os agricultores nos procurem o quanto antes, pois do contrário, não teremos tempo suficiente para fazer o CAR até o prazo final”, concluiu Jones.