Administração Municipal inaugura UBS do Bairro Laje de Pedra

Aconteceu na sexta-feira (01), a inauguração da Unidade Básica de Saúde do Bairro Laje de Pedra, em Saudades. A nova unidade atenderá as famílias que fazem parte da Estratégia da Saúde da Família (ESF) 4. O funcionamento teve início nesta segunda-feira, dia 04.

Estiveram presentes no ato inaugural, o prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), presidente do Legislativo Alécio Jahnke e os vereadores Everson Weber (Nico), Marilise Warmling e Osmundo Schuh, Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, além dos colaboradores da Secretaria da Saúde, da Administração Municipal e munícipes saudadenses.

A partir de agora, o município conta com 03 unidades básicas: a do Centro, a do Distrito de Juvêncio e a do Bairro Laje de Pedra. Desta forma, concretiza-se mais uma ação assumida junto à comunidade, somada a tantas outras, em diversas áreas, já efetivadas pela atual administração.

Para o Secretário José Ricardo Ternus, o objetivo principal da transferência da ESF 4 para uma nova unidade foi proporcionar ainda mais qualidade de atendimento à população. “Em alguns momentos, alguns dias da semana, com mais movimento na Unidade Central, nós não tínhamos como dar uma atenção às pessoas do jeito que elas mereciam. A partir disso, tomamos a decisão de descentralizar os atendimentos”, frisou.

Conforme Zé Ricardo, é importante a criação de mais uma unidade de saúde, para que cada ESF tenha seu prédio próprio. “Acredito que o próximo governo, seja quem for, deverá pensar em mais uma unidade para dividir as duas ESF’s que permanecem na Unidade Central, pois isso irá melhorar muito o atendimento às pessoas. Estamos felizes, mesmo com dificuldades de profissionais, mas vamos estar chamando, nos próximos dias, mais colaboradores para integrar as equipes, que ficarão então completas”, destacou.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, apesar da limitação dos recursos públicos, com organização e boa gestão dos mesmos, foi possível abrir mais esta unidade de saúde. “No início, teremos atendimento médico pela parte da manhã, em meio período. Mas, dentro das nossas possibilidades e conforme formos avançando, acredito que poderemos melhorar ainda mais nesta parte”, ponderou.

Kothe disse ainda dos desafios da área da saúde. “Temos muitas coisas ainda a serem realizadas. Hoje, encaminhamentos, principalmente das cirurgias eletivas, continuam sendo um problema, pois nem sempre a gente tem à disposição a quantidade de vagas necessárias, mas quero dizer que nossa Secretaria da Saúde tem um empenho muito grande para tentar minimizar ao máximo os problemas desta área para a população”, completou o prefeito.

Por fim, Daniel agradeceu ao empenho de todos os colaboradores que ajudaram na organização de mais este espaço da Secretaria da Saúde. “Eu tenho certeza que vamos melhorar ainda mais o atendimento à nossa comunidade com esta nova unidade”, concluiu.