Alistamento Militar Obrigatório tem novidades neste ano

Como já divulgado anteriormente, neste ano, o Alistamento Militar Obrigatório conta com uma importante ferramenta: o jovem pode realizar o mesmo através da internet, pelo site: www.alistamento.eb.mil.br.

Para isso, basta que o jovem tenha em mãos seus documentos pessoas (é indispensável o CPF). Quatro Regiões Militares do Brasil passaram a adotar, a partir deste ano, o Alistamento Militar Online, que permite ao jovem se alistar sem sair de casa. Caso seja necessário, posteriormente, o documento, basta imprimi-lo e levá-lo até a Junta de Serviço Militar do Município, onde receberá o carimbo, estando apto para uso.

Além disso, na quarta-feira (04), pela manhã, representantes do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (14º RC MEC) de São Miguel do Oeste estiveram no município de Saudades, que passará, a partir deste ano, a ser um município tributário, ou seja, passará a fornecer cidadãos para servirem às Forças Armadas.

De acordo com o 2º Tenente Andrade, responsável pela Delegacia de Serviço Militar, o cidadão que se alistava, até o ano passado, era automaticamente incluído no excesso de contingente, sendo dispensado automaticamente do Serviço Militar Obrigatório, pegando seu Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) no ato de juramento à bandeira.

“Agora, o procedimento será diferente. Teremos, no dia 09 de setembro, uma comissão de seleção que vem do Quartel de São Miguel do Oeste e estará aqui no município de Saudades, em local ainda a ser definido e divulgado, onde fará a inspeção de saúde e demais testes para seleção geral dos jovens. Quem for apto nessa seleção, será pré-selecionado para participar de outro processo seletivo em São Miguel, no 14º RC MEC, em data ainda a ser definida”, explica o 2º Tenente Andrade.

O local onde ocorrerá o exame no município pode ser consultado no site onde é feito o alistamento ou a partir do dia 10 de julho, na Junta de Serviço Militar, junto à prefeitura. Quem, por qualquer motivo não passar nesta seleção, deve posteriormente se dirigir à Junta de Serviço Militar para retirar seu Certificado de Dispensa de Incorporação.

O 2º Tenente Andrade lembra que todos os jovens que completam 18 anos em 2016 devem fazer o Alistamento Militar Obrigatório; mas, se por ventura, alguém não estiver em dia com o serviço militar, pode estar regularizando sua situação. “Quem estiver em débito com o Serviço Militar não pode fazer seu título eleitoral, não pode tirar passaporte, não pode assumir um cargo público ou fazer uma inscrição numa universidade, gerando um monte de transtornos. Por isso, pedimos que todos fiquem em dia com a sua obrigação e evite transtornos na vida pessoal”, conclui.