II Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite é realizado

Aconteceu na sexta-feira (06), o II Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite, realizado no município de Saudades. O evento é parceria entre Administração Municipal, por intermédio da Secretaria de Agricultura, com a Epagri e apoio da Cooperitaipu.

Fizeram-se presentes, o prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), presidente do legislativo Alécio Jahnke, Deputado Estadual Dirceu Dresch, Secretário de Agricultura Jacinto Kreutz, Gerente Regional da Epagri Mircon Freehalf, Coordenador da Filial 18 da Cooperitaipu Marcelo Wiebbelling, Diretor da Casa Familiar Rural Alison Ivonei Hoss, Coordenador do Sintraf Cléo Henn, Secretários Flávio Hübner (Infraestrutura), Alexandre Schuh (Planejamento) e Zeli Stein (Educação), vereadores Marilise Warmling, Osmundo Schuh e Clédia Jacobi Thome, além de outras autoridades e cerca de 200 produtores saudadenses.

Conforme o Gerente Regional da Epagri, Mircon Freehalf, um dos focos da empresa é a atividade leiteira. “Tanto pela produção econômica como também pela sua abrangência social, essa é uma atividade que está na maioria das propriedades dos municípios da nossa região, e isso viabiliza muitas propriedades, sendo importante para as famílias, empresas e municípios, gerando mais renda para todos, movimentando a economia local”, destacou.

Para o Secretário de Agricultura Jacinto Kreutz, é uma grande satisfação poder realizar um evento desta natureza. “O assunto foi abordado com muita qualidade, atendendo as expectativas e levando um pouco mais de conhecimento para os nossos produtores. A atividade leiteira movimenta em torno de R$ 40 milhões por ano em nosso município, sendo que a maioria deste leite é vendido in natura, possibilitando uma boa renda às famílias. Eu diria que é a atividade que mais fixa o homem no campo. Hoje, são mais de 600 famílias envolvidas na produção leiteira”, disse.

Já o Deputado Dirceu Dresch destacou a importância da atividade leiteira para manter o homem no campo, mas salientou também a necessidade de políticas públicas para aumentar o consumo da produção. “Tivemos, nos últimos anos, um crescimento muito grande em termos de produção, mas também de renda. Há uns 10 anos, o preço médio do leite para os agricultores vem se mantendo estável. Devemos trabalhar também para que as pessoas na cidade tenham uma renda melhor, pois daí elas consomem mais e isso possibilita ao agricultor agregar renda ao seu produto”, afirmou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Jahnke, trouxe o apoio do legislativo para realização do evento. “Queremos parabenizar a Administração Municipal, a Epagri, a Secretaria da Agricultura e a Cooperitaipu pela iniciativa, que também é uma forma de apoiar e fortalecer esta importante atividade econômica no município. Trago o abraço em nome da Câmara, que sempre apoia estas importantes atividades, ainda mais quando se trata da agricultura familiar”, lembrou.

O vice-prefeito Sadan falou sobre a importância das parcerias entre entidades públicas e privadas para a realização destes eventos. “Este seminário é de grande importância, pois uma atividade como a bovinocultura de leite, que é um dos braços da agricultura em nosso município, está sendo cuidada com muito carinho por parte da Secretaria de Agricultura, com a importância que merece, seja através dos diversos programas desenvolvidos para essa atividade, bem como no repasse de conhecimentos e novas tecnologias, pois a partir do envolvimento dos órgãos públicos locais, consegue-se levar os anseios às demais esferas administrativas para que a atividade se mantenha lucrativa”, frisou.

Em sua fala, o prefeito Daniel Kothe destacou o envolvimento de toda a equipe da Secretaria da Agricultura e as parcerias realizadas para efetivação do evento. “A produção de leite e as perspectivas para os próximos anos são temas muito importantes, e foram muito bem apresentados no seminário. Sabemos que a atividade hoje é a terceira em grau de importância, dentro da agricultura, depois da avicultura e da suinocultura. A produção de leite é uma atividade importante porque tem hoje o maior número de agricultores envolvidos, com um alcance social muito grande, significando uma condição de renda e permanência do homem no campo. Há também um interesse por parte dos jovens em seguir nesta atividade, e este seminário tem dado a oportunidade de dialogarmos com os produtores rurais, qualificando cada vez mais os participantes”, concluiu o prefeito.