Prefeito Daniel Kothe garante recursos em Brasília e Florianópolis

Nesta semana, o prefeito de Saudades Daniel Kothe, acompanhado do Secretário da Saúde do município José Ricardo Ternus, esteve realizando extensa agenda na capital Federal – Brasília, e na capital do Estado – Florianópolis;

Na capital catarinense, também estiveram recebendo um veículo novo, para o Conselho Tutelar, o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan) e a Assistente Social Giley Veiga, na sexta-feira (13).

O prefeito Daniel e o Secretário José Ricardo participaram, na segunda-feira (09), do Ato da Educação, que teve início às 10 horas, tendo como local, o Palácio do Planalto, com a presença da Presidente Dilma Rousseff e do Ministro da Educação Aloísio Mercadante. Às 15:30 horas do mesmo dia, Kothe participou de uma reunião com o Secretário Geral da Presidência, professor Luizinho.

Já na terça-feira (10), Daniel e José Ricardo visitaram os gabinetes dos Deputados Federais Pedro Uczai, Esperidião Amin, Marco Tebaldi e Décio Lima. Na terça-feira pela manhã, aconteceu também a abertura da XIX Marcha dos Prefeitos a Brasília, ato no qual os saudadenses também se fizeram presentes. Já na parte da tarde, a pauta teve como visita, os ministérios da Integração Nacional e da Saúde.

Na quarta-feira (11), teve prosseguimento a Marcha dos Prefeitos, com seminário proferido pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, cujo tema foi a Judicialização da Saúde.

Na quinta-feira (12), Kothe e Ternus retornaram a Santa Catarina, onde realizaram visitas a deputados e secretarias do Estado. Foram visitados os gabinetes dos Deputados Estaduais Dirceu Dresch, Luciane Carminatti, Marcos Vieira e Mauro de Nadal. Também, as secretarias de Agricultura, Esporte, Cultura e Turismo, Fundo Social e Infraestrutura fizeram parte do roteiro.

Resultados

Conforme destaca o prefeito Daniel Kothe, a viagem às capitais foram muito proveitosas. Em Brasília, junto ao Governo Federal, já estão garantidos recursos na ordem de quase R$ 1 milhão, sendo que já estão empenhados:

– R$ 420 mil para aquisição de duas retroescavadeiras, através de emenda do Deputado Federal Pedro Uczai;

– R$ 100 mil, que serão liberados em 6 parcelas, por meio do Ministério da Saúde, também com intermédio do Deputado Pedro Uczai;

– R$ 100 mil, que serão liberados em 6 parcelas, por meio do Ministério da Saúde, desta vez com intermédio do Deputado Décio Lima;

– R$ 111 mil para aquisição de dois veículos (um veículo com 07 e outro com 05 lugares), através de emenda do Deputado Marco Tebaldi;

– R$ 171 mil para aquisição de equipamentos agrícolas, com emenda parlamentar do Deputado Décio Lima;

– Veículo para o Conselho Tutelar do município, no valor de R$ 70 mil, intermediado pelo Deputado Federal Jorginho Mello (entregue na sexta-feira em Florianópolis);

Já em Florianópolis, junto ao Governo do Estado, Kothe conseguiu o encaminhamento dos seguintes recursos, que somam também aproximadamente R$ 1 milhão:

– R$ 500 mil no Fundo Social, para aquisição de tubos e combustível, para a Secretaria de Infraestrutura do município;

– R$ 87 mil para revitalização do Ginásio Municipal Theobaldo Roos, com o intermédio do Deputado Mauro de Nadal;

– R$ 63 mil para aquisição de materiais para rede de distribuição de água, também com o apoio do Deputado Mauro de Nadal;

– R$ 213 mil para a conclusão do Ginásio da Linha Taipas, por intermédio do Deputado Gelson Merísio;

– R$ 70 mil para conclusão da Cancha de Bocha, com emenda do Deputado Sílvio Drevek;

– R$ 150 mil para aquisição de equipamentos, com emenda do Deputado Marcos Vieira.

Avaliação

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, a atual Administração, nos anos em que esteve na gestão municipal, já consolidou vários recursos para Saudades, sem falar na ampliação e melhoramento das políticas públicas implantadas (como o Programa Primeiros Passos, Orçamento Participativo, Caminhos do Campo, entre outros). “Conseguimos tantos avanços nos diversos setores públicos justamente porque administramos os recursos públicos sempre com muita transparência, realizando um planejamento prévio, com toda a equipe. E essas conquistas, desta semana, são mais uma vez, fruto deste trabalho em equipe”, aponta.

Para o chefe do executivo, praticamente todas as metas estabelecidas na campanha passada e no início do governo serão consolidadas até o fim deste ano. “Isso foi alcançado porque, além da responsabilidade que temos com o dinheiro público e o planejamento constante, sempre trabalhamos unindo o governo, o setor público, com a comunidade, ouvindo as pessoas e sempre buscando o melhor para a população saudadense”, concluiu o prefeito Daniel.