CIDIPA discute possibilidade de realizar novas análises no laboratório

Na quinta-feira à tarde (26), representantes dos municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento, Inspeção e Comercialização de Produtos Agropecuários (CIDIPA), reuniram-se em Saudades para discutirem sobre o funcionamento do laboratório no município.

Entre os assuntos da pauta, estiveram sendo discutidas possibilidades de o laboratório do consórcio estar realizando, no ano que vem, outros exames, além das análises de água, que já estão sendo feitas.

A partir de 2014, o CIDIPA pretende realizar exames de leite e alimentos dos municípios associados e também de outros que tiverem interesse. Outros exames que também poderão ser feitos no laboratório são para detecção de doenças, como a brucelose.

Entre as principais vantagens do laboratório, estão a agilidade na realização dos exames e apresentação dos resultados, além de um custo menor para as análises. Na oportunidade, foram discutidos ainda outros assuntos entre os municípios que integram o consórcio.

Foi apresentado um relatório sobre as atividades laboratoriais, situação financeira, além de serem propostas mais formas de divulgação das análises realizadas pelo CIDIPA. “Todos os municípios estão contribuindo com as metas estabelecidas, e esse será o foco até o final do ano”, destacou o prefeito Daniel Kothe.

Conforme a química Tânia Mara Facco, já foi feita a divulgação do laboratório CIDIPA nas secretarias de agricultura dos municípios associados, onde foi explicado o funcionamento e os serviços disponíveis. “A maior parte das análises ainda é de Saudades. São pessoas, agroindústrias e empresas que procuram nosso laboratório. Em um mês e meio, já foram feitas cerca de cem análises”, conclui.