Câmara de Vereadores de Saudades presta homenagem a Neuza Back

Na noite da segunda-feira (30), durante a sessão legislativa da Câmara de Vereadores, foi realizada uma homenagem a Neuza Inês Back, saudadense que fará parte da equipe de arbitragem nas Olimpíadas do Rio de Janeiro neste ano.

A homenagem foi uma proposição do vereador Everson Jandrei Weber, juntamente com os vereadores Marilise Warmling, Osmundo José Schuh e Vilmo Elpídio Höhn, apoiada por unanimidade por todos os edis.

Neuza será a única representante mulher na arbitragem da competição. “É uma alegria dupla, por participar de uma grande competição e que será realizada no nosso país. Com certeza, é um momento que qualquer árbitro gostaria de participar”, destaca.

Durante a sessão, Neuza se disse também orgulhosa em ter nascido em Saudades, sendo que ela e sua família residem atualmente no Distrito de Juvêncio. “Estou muito feliz por ter conquistado esta oportunidade a agradeço a todas as pessoas que me auxiliaram no decorrer da carreira e a Deus que sempre tem abençoado minha vida. Espero ter um bom desempenho e participar de vários jogos”, completou.

Vale destacar que se a Seleção Brasileira Feminina não chegar à final, Neuza terá grandes chances de compor o quadro de árbitros da grande disputa.

Histórico

Neuza Inês Back nasceu em Saudades, em 11 de agosto de 1984. É filha de Guerino Back e Carmelita Back, tem 31 anos, é casada, Professora de Educação Física e atualmente mora em Juvêncio.

Em 2005, a convite de seu irmão André Luiz, quando ainda cursava a faculdade de Educação Física, iniciou sua história na arbitragem, atuando em partidas amadoras, comandadas pela Liga Maravilhense de Desportos, filiada à Federação Catarinense de Futebol,  da qual passou a fazer parte.

Após um ano, participou da avaliação anual da Federação Catarinense de Futebol, da qual foi aprovada e, assim, em 2006, ingressou na Federação Catarinense de Futebol. Três anos depois, estreou na Série A do Brasileirão, na partida Grêmio versus Barueri.

Em 2007, recebeu convite da Federação Catarinense de Futebolpara participar da avaliação promovida pela Confederação Brasileira de Futebol para a composição do primeiro quadro feminino, que ocorreu em outubro de 2007, em Itajaí. Embora tenha sido aprovada no teste, não foi aproveitada no quadro por haver somente três vagas para as cinco candidatas que  tiveram êxito no teste.

Em  2008, estreou no futebol profissional, atuando em jogos do campeonato catarinense, e  no mesmo ano, recebeu novamente o convite para a avaliação que iria compor o quadro feminino da Confederação Brasileira de Futebol, desta vez, sendo incluída na relação nacional do quadro que era formado apenas para atuar na Copa do Brasil Feminina.

Ainda em 2008, decidiu investir na carreira, buscando aperfeiçoamento em um curso de seis meses em Balneário Camboriú, onde foi premiada com o certificado de primeiro lugar da turma do curso de formação para árbitros que a Federação Catarinense de Futebolrealizava anualmente.

Em 2009, foi convidada para fazer a avaliação da Confederação Brasileira de Futebol, na qual foi aprovada  e  assim iniciou sua história na Confederação Brasileira de Futebol. Sua estréia aconteceu em uma partida da série C, mas também estreou na Série A do Brasileiro em partida realizada no estádio Olímpico em Porto Alegre.

Nos anos seguintes, em 2010 e 2011, seguiu atuando em competições estaduais e nacionais. E em 2012 foi comunicada de que seu nome tinha sido incluído na relação de árbitros aspirantes da FIFA, ou seja, Neuza passou a atuar nas partidas internacionais, mas foi promovida em 2014 para a FIFA.

E, no dia 02 de maio deste ano, Neuza foi comunicada pela Confederação Brasileira de Futebol que fará parte do quadro de arbitragem da competição na função de árbitra assistente, pois é considerada uma das principais assistentes de Santa Catarina, e representará o Estado no futebol feminino na Olimpíada do Rio de Janeiro, motivo pelo qual foi chamado à Casa Legislativa de seu município natal, para receber a homenagem.

“Sabemos que não é nada fácil exercer o comando do apito, que se necessita de preparação psicológica, física e técnica para desempenhar a função com qualidade necessária. E, conhecendo o exemplo de profissional, seu trabalho invejável, esforço, dedicação, força e garra, desejamos que continue conquistando seu espaço e que os desafios sejam constantes em sua vida. Parabéns!” – Mensagem da Câmara de Vereadores de Saudades.